Início Cidades João Monlevade Conselho de Patrimônio Cultural de Monlevade registra Família Alcântara como bem imaterial

Conselho de Patrimônio Cultural de Monlevade registra Família Alcântara como bem imaterial

Conselho de Patrimônio Cultural registra Família Alcântara como bem imaterial

O Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de João Monlevade analisou e aprovou o registro e a proteção da Família Alcântara Coral como bem cultural imaterial do município.

Após a apresentação do levantamento técnico sobre o grupo como bem imaterial, os conselheiros avaliaram que o coral é de suma importância para João Monlevade e, sendo assim, definiram que para que a tradição continue sendo salvaguardada e para o conhecimento e participação das gerações futuras, era importante e fundamental a aprovação do seu registro.

Estavam presentes à reunião que aprovou o Registro, os conselheiros Bruno Henrique Moreira (Conselho de Desenvolvimento do Meio Ambiente), Nadja Lírio Furtado (Fundação Casa de Cultura), Scarlett Mesquita Campolina (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), Eduardo José Quaresma (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) e Erivelton Felício Braz (imprensa local).

História e tradição

No Quilombo de Caxambu, no distrito de Padre Pinto, pertencente ao município de Rio Piracicaba, surgiu a Família Alcântara Coral, que há mais de seis décadas leva seu canto e o som dos seus tambores pelo mundo, enaltecendo a cultura afrobrasileira.

Formado por crianças, jovens e adultos, o grupo reúne em sua carreira importantes parcerias musicais, entre elas as com os múscos Chico César, Martinho da Vila e Marku Ribas. Em programas de televisão se apresentou no antigo Programa do Jô e no Tamanho Família, da Rede Globo. Possui pelo menos três CDs gravados e participou de vários festivais e apresentações pelo Brasil e pelo mundo.

Sair da versão mobile