A gravação de um minidocumentário com crianças e adolescentes do vilarejo, na faixa etária de 07 a 15 anos, é uma das atrações da Festa Cultural da Goiaba, em São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto.
Junto ao lançamento do curta, haverá também a abertura da Exposição “Frutos da Terra”, de curadoria do arquiteto urbanista e desenhista André Perdigão.
O objetivo do minidoc é produzir um produto videográfico para contribuir com a preservação da história e memória da produção do doce local.
O envolvimento das crianças e adolescentes no filme visa aproximar todas as gerações na produção do doce e de sua história, para que sejam guardiões da tradição.
Antes do início das gravações do curta foram realizadas oficinas com os jovens, sendo uma pela produtora e diretora do curta, Milena Gomes.
A outra foi realizada pelo premiado cineasta mineiro Ben-Hur Nogueira, também idealizador da Mostra de Cinema Preto de Ouro Preto.
“Foi uma delícia montar a equipe com as crianças, desde os roteiristas até os personagens, cinegrafistas e editores. A participação deles vai tornar o filme extremamente inventivo”, comemora Milena.

A ação é produzida pela ADAF, Associação dos Doceiros e Agricultores Familiares de São Bartolomeu.
Ela conta com parceria com a Escola Municipal Doutor Washington de Araújo Dias.
Também tem o apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, por meio do FUNPATRI – Fundo de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural.
Exposição
A exposição, por sua vez, tem como objetivo manter vivos e preservar os referenciais culturais que descrevem a dinâmica cultural da comunidade.
Busca ainda, reforçar os valores culturais presentes nas tradições, técnicas e fazeres que compõem o legado local.
Isto por meio de desenho, pintura, escultura, gravura, artesanato, textos e objetos necessários para a produção dos modos de se fazer o doce artesanal.
“A feitura artesanal da Goiabada Cascão e de outros doces em nosso Distrito é Patrimônio Imaterial de Ouro Preto e nós acreditamos que além da festa, outras ações são extremamente importantes para a salvaguarda da tradição doceira em São Bartolomeu”, afirma Eduardo Luiz Fortes, presidente da associação dos doceiros.
A primeira exibição do filme e a abertura da exposição estão marcadas para o dia 04 de abril, às 18h na Casa da Festa de São Bartolomeu.
Ela ocorre durante a Cerimônia de Abertura da 28ª Festa Cultural da Goiaba.
Foto: Laís Stefani e Milena Gomes