A Prefeitura de Santa Bárbara, por meio da Secretaria de Saúde e com o apoio do Conselho Municipal de Saúde, realizou ontem (26) a 13ª Conferência Municipal de Saúde.
O evento, foi realizado no salão da Acisb e teve participação de autoridades, servidores públicos e a comunidade.
O objetivo foi debater temas importantes sobre a política de saúde pública municipal.
Na ocasião, a ênfase foi o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Conferência foi marcada por momentos de diálogo e interação entre a população e os gestores públicos.
Durante o dia, foram discutidos três eixos fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas de saúde: “Fortalecimento da Atenção Básica frente aos desafios de território”, “Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora” e “O papel do controle social e dos movimentos sociais para fortalecimento do SUS”.
As demandas discutidas durante a Conferência de Saúde foram levantadas nas pré-Conferências, realizadas ao longo da última semana nos bairros da cidade.
Durante esses encontros, foram expostas as necessidades das comunidades.
A importância da participação da população na construção das políticas de saúde foi destacada ao longo do evento.
A secretária de Saúde Wanessa de Lana, enfatizou que a colaboração da comunidade é essencial para garantir a continuidade e a eficácia do SUS no município.

Essa participação fortalece as políticas de saúde e promove a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, destacou.
Houve, ainda, um momento de apresentação das Práticas Integrativas Complementares (PICs) e a Saúde do Trabalhador, no qual servidores da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Santa Terezinha compartilharam uma experiência bem-sucedida em seu trabalho e destacaram a importância dessas práticas no cuidado à população.