Início Saúde Saneamento Governo se reúne com municípios para apresentar ações do Acordo de Mariana

Governo se reúne com municípios para apresentar ações do Acordo de Mariana

foco em saneamento no Coridoce

Representantes do Comitê Pró-Rio Doce, da Seplag, e da Semad receberam membros do Coridoce e de cinco cidades da Bacia do Rio Doce, entre elas, Rio Piracicaba, Alvinópolis Dom Silvério e Sem-Peixe.

Representantes do Consórcio Público de Defesa e Revitalização do Rio Doce (Coridoce) e de cinco municípios mineiros da Bacia do Rio Doce se reuniram com equipes do governo mineiro para ouvir explicações sobre o Novo Acordo de Mariana.
Pelo governo mineiro, participaram membros do Comitê Pró-Rio Doce, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-MG),
O objetivo foi dialogar sobre ações que poderão ser desenvolvidas para beneficiar a população no âmbito do saneamento.
O Coridoce é a organização que representa os municípios da Bacia do Rio Doce.

Participaram da reunião os prefeitos de Dom Silvério, Jose Bráulio Aleixo, de Rio Piracicaba, Augusto Henrique da Silva, e de Sem-Peixe, Éder Elói Pena, que também é presidente do CoriDoce.
Também estiveram presentes os vice-prefeitos de Jaguaraçu, Marco Valério Masseno, e de Alvinópolis, Cláudio Alves Guilherme; o vereador de Jaguaraçu, José Geraldo Marcelo, o secretário de Desenvolvimento de Alvinópolis, Adinésio de Oliveira e o secretário Executivo do Coridoce, José Roberto Gariff.

Coordenadora

“O Governo de Minas está aberto para receber os prefeitos e esclarecer dúvidas sobre o Acordo. Consideramos, especialmente sobre a pauta desta reunião, a importância da interlocução com os municípios, que são os titulares da política pública e do serviço de saneamento básico”, afirmou a coordenadora-adjunta do Comitê Pró-Rio Doce, Thaís Vilas Boas.

O subsecretário de Saneamento da Semad-MG, Anderson Diniz, reforçou a importância da estruturação do projeto e das ações voltadas para os 200 municípios da Bacia do Doce, com foco no saneamento básico, na melhoria ambiental e na qualidade de vida da população. “O fortalecimento dessas iniciativas é fundamental para garantir o acesso a serviços essenciais e a recuperação dos recursos hídricos da região. Para isso, é imprescindível a articulação com os municípios visando soluções conjuntas e sustentáveis para os desafios enfrentados”, disse.

Saneamento

O Acordo direciona R$ 7,54 bilhões para ações de saneamento básico do Estado de Minas Gerais, com prioridade para estruturação e aportes em projetos de concessão ou Parcerias Público-Privadas (PPP), como a melhoria dos Sistemas de Abastecimento de Água e do Esgotamento Sanitário, Resíduos Sólidos e Macrodrenagem.

Foto: Seplag

Sair da versão mobile