Início Cidades Belo Horizonte Praça da Liberdade vira espaço de ciência na mostra Inova Fapemig nesta...

Praça da Liberdade vira espaço de ciência na mostra Inova Fapemig nesta semana

Minas Fapemig na Praça da Liberdade

De sexta a domingo, Circuito Liberdade vai abrigar atividades de ciência e tecnologia gratuitas para todas as idades

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) completa 40 anos em 2025 e, como parte das comemorações, vai realizar a quarta edição da mostra Inova Minas Fapemig na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.
O evento é uma oportunidade para o público conhecer pesquisas financiadas pelo Governo de Minas por meio da fundação, e entender como a ciência está presente no cotidiano.

O encontro é gratuito e acontece de sexta-feira a domingo (4 a 6/4), das 10h às 17h, em diversos espaços do Circuito Liberdade.

Para o presidente da Fapemig, Carlos Arruda, levar a ciência mineira para a Praça da Liberdade é uma forma importante de mostrar que as pesquisas desenvolvidas em Minas são para todos.
“Para essa comemoração, convidamos dois grupos muitos importantes: os cientistas mineiros, que são os protagonistas dessa história e fazem o trabalho acontecer, e a população, que é impactada com todas as soluções que são desenvolvidas”, afirma.

A abertura ocorrerá nesta sexta-feira (4/4), às 10h, nos jardins do Palácio da Liberdade.
A programação dos três dias estará distribuída em outros três equipamentos culturais que compõem o Circuito da Liberdade: o Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau), a Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e o Espaço do Conhecimento UFMG.

Além disso, os visitantes poderão aproveitar as atrações que estarão na Alameda dos Despachos, que será ocupada com atividades da Fundação Ezequiel Dias (Funed), do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

Os visitantes poderão conversar com cientistas, conhecer cerca de 30 projetos de pesquisa financiados pela Fapemig, participar de atrações de divulgação científica, realizar oficinas e assistir a palestras.
São atividades para todos os gostos e idades, como oficinas de azeite, cafés, vinhos, sobre intolerância à lactose, divulgação científica, entre outras.

Palestras e projetos

Também poderão assistir a palestras sobre projetos inspiradores e conhecer as pesquisas desenvolvidas pelos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) sediados em Minas Gerais.
Esses grupos destacam-se pela investigação de temas estratégicos e enfrentamento a grandes desafios nacionais.
Para as crianças, haverá atrações especiais com robótica, cubo mágico, simulação, exposições sobre animais peçonhentos e muito mais.
Ao longo da programação, também haverá diversas apresentações culturais.

Foto: Gil Leonardi/imprensaMG

Sair da versão mobile