O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, anunciou, nesta terça-feira (8/4), em Ibirité, a 2ª edição do Passaporte Mineiro do Conhecimento.
Este é um projeto de intercâmbio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) voltado para estudantes da rede estadual matriculados no 1° ano do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI).
A novidade é a expansão do projeto de 112 para todas as 794 escolas atendidas que oferecem o EMTI.
A ampliação representa ainda mais oportunidades para os estudantes da rede pública estadual, com previsão de alcançar mais de 94 mil alunos.
“Este é um projeto absolutamente inovador. Nós não temos nada parecido em nenhum estado ou município do Brasil. Intercâmbio de um ano, com o aluno tendo todas as despesas pagas e a preparação feita pelo Governo do Estado, entregando ao jovem a oportunidade de estudar em outro país, aprendendo uma outra língua, conhecendo uma outra cultura e voltando para casa uma pessoa completamente transformada”, ressaltou o vice-governador Mateus Simões.
Serão disponibilizadas 150 bolsas de intercâmbio, para todo o estado.
Pelo projeto serão cobertas despesas como passagem aérea, visto, passaporte, acomodação, seguro saúde, taxas educativas e uma ajuda de custo para despesas pessoais, todas custeadas pelo Governo de Minas, por meio da SEE/MG.
Edição 2025
“Na edição de 2025, que começa ao longo das próximas semanas, teremos a participação de todas as escolas estaduais de tempo integral, em cerca de 450 municípios de todo o estado, com uma garantia de 150 vagas para estas escolas”, completou Mateus Simões.
A Fundação Helena Antipoff, como é a criadora da ideia, foi a escolhida para fazer o anúncio da segunda edição do Passaporte Mineiro do Conhecimento.

Os embarques estão previstos para ocorrer ao longo do ano letivo de 2026, promovendo conexões entre jovens mineiros e o mundo.
Adesão das escolas
Atualmente, o Passaporte Mineiro do Conhecimento está na fase de manifestação de interesse das escolas elegíveis.
Os gestores das 794 unidades de EMTI devem preencher o Formulário de Adesão até a próxima sexta-feira (11/4).
Cada diretor é responsável por divulgar a iniciativa e realizar o levantamento prévio dos estudantes interessados, explicando os critérios de participação.
Apenas aqueles que atenderem aos requisitos poderão avançar para a fase de inscrição.
Inscrição e seleção
Para se inscrever, o candidato deve estar regularmente matriculado no 1° ano do EMTI em 2025.
Deve aina apresentar bom desempenho acadêmico, com frequência superior a 85% no ano anterior e média superior a 85% nos componentes básicos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no semestre anterior.
Além disso, não pode ter sido reprovado em sua trajetória escolar e deve ter entre 14 e 17 anos e seis meses na data do embarque.
As inscrições serão realizadas de 14 a 23/4, por meio de um formulário que será disponibilizado pela SEE/MG.
Os estudantes selecionados participarão de atividades interculturais e poderão ser alocados em países da Europa, Ásia, África, Oceania e Américas.
Foto: Gil Leonardi/imprensaMG