Início Minas Novas soluções da Prodemge agilizam e modernizam contratações temporárias da Secretaria de...

Novas soluções da Prodemge agilizam e modernizam contratações temporárias da Secretaria de Educação

Contratação de professores

Entregas incluem Quadro de Alocação de Pessoal (QAP), que refina a busca e distribuição de vagas em escolas de todo o estado, entre outras ferramentas

A Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) entregou à Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) novas soluções que promovem melhorias de Recursos Humanos (RH) na rotina das escolas, professores e quadro administrativo, beneficiando diretamente 1,5 milhão de estudantes da rede.

As entregas, válidas a partir deste ano, incluem a implantação do Quadro de Alocação de Pessoal (QAP) e novas funcionalidades ao Sistema de Administração e Gestão de Pessoal Temporário (Siagepe). Além do novo sistema Cadastro de Professores Externos (PEX).

Muitas evoluções estão no Siagepe, que trata o processo de contratação temporária de pessoal; e no Controle Quadro Pessoal (SYSADP), que faz a gestão do quadro de funcionários das escolas e fornece o quantitativo de profissionais alocados.

Já o QAP é um novo sistema que funciona atualizando a distribuição de professores nas turmas e realizando o levantamento de necessidades de contratação.

O objetivo é a agilidade e organização dos processos de contratação, para benefício da administração das escolas e dos milhares de professorea.

O novo sistema Cadastro de Professores Externos (PEX), integrado ao Quadro de Alocação de Pessoal (QAP), também faz parte das entregas da Prodemge na área da Educação.

Através dele, Busca-se possibilitar o cadastramento de professores externos à rede pública de ensino que passarão a ministrar aulas nas escolas estaduais por meio dos projetos Educação de Jovens e Adultos (EJA), Somar e Trilhas de Futuro.

Uma grande inovação trazida pelo PEX é a integração com a Receita Federal para a validação do cadastro do professor via CPF.
Outro benefício é permitir o acesso ao diário eletrônico DED+ a professores e estudantes.

Foto: Gil Leonardi/imprensaMG

Sair da versão mobile