A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo introduziu recentemente o SIPO – Sistema Integrado de Planejamento Orçamentário, uma ferramenta desenvolvida em colaboração entre a Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação e a Secretaria Municipal de Planejamento.
O objetivo é modernizar e otimizar a elaboração e acompanhamento do orçamento público municipal.
Durante uma reunião de monitoramento da arrecadação de 2026 e alinhamento das diretrizes para a construção da Lei Orçamentária Anual de 2027, gestores e equipes técnicas destacaram a importância do controle das receitas e despesas para uma gestão equilibrada e sustentável.
O SIPO, desenvolvido internamente por servidores municipais, oferece segurança, transparência, agilidade e precisão nos processos orçamentários.
A plataforma permite o gerenciamento das propostas orçamentárias de cada secretaria, controle de limites por fonte de recursos, acompanhamento das ações governamentais, emissão de relatórios gerenciais e monitoramento em tempo real das informações.
Com controle automatizado dos limites orçamentários e centralização de informações, a ferramenta promove eficiência e integração entre os setores.
O secretário municipal de Tecnologia da Informação, César Sousa, enfatizou a importância da qualificação dos servidores e da inovação na administração pública. O SIPO demonstra como a tecnologia pode simplificar procedimentos e ampliar a capacidade de planejamento da administração.
Já o secretário municipal de Planejamento, Eduardo Quaresma, destacou que a ferramenta fortalece o controle fiscal e a tomada de decisões estratégicas, garantindo uma gestão responsável e eficiente dos recursos públicos.
