Publicidade
Início Cidades São Gonçalo do Rio Abaixo Prefeitura de São Gonçalo apresenta sistema desenvolvido por servidores municipais

Prefeitura de São Gonçalo apresenta sistema desenvolvido por servidores municipais

Prefeitura de São Gonçalo apresenta sistema desenvolvido por servidores municipais
Publicidade

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo introduziu recentemente o SIPO – Sistema Integrado de Planejamento Orçamentário, uma ferramenta desenvolvida em colaboração entre a Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação e a Secretaria Municipal de Planejamento.

O objetivo é modernizar e otimizar a elaboração e acompanhamento do orçamento público municipal.

Durante uma reunião de monitoramento da arrecadação de 2026 e alinhamento das diretrizes para a construção da Lei Orçamentária Anual de 2027, gestores e equipes técnicas destacaram a importância do controle das receitas e despesas para uma gestão equilibrada e sustentável.

O SIPO, desenvolvido internamente por servidores municipais, oferece segurança, transparência, agilidade e precisão nos processos orçamentários.

A plataforma permite o gerenciamento das propostas orçamentárias de cada secretaria, controle de limites por fonte de recursos, acompanhamento das ações governamentais, emissão de relatórios gerenciais e monitoramento em tempo real das informações.

Com controle automatizado dos limites orçamentários e centralização de informações, a ferramenta promove eficiência e integração entre os setores.

O secretário municipal de Tecnologia da Informação, César Sousa, enfatizou a importância da qualificação dos servidores e da inovação na administração pública. O SIPO demonstra como a tecnologia pode simplificar procedimentos e ampliar a capacidade de planejamento da administração.

Já o secretário municipal de Planejamento, Eduardo Quaresma, destacou que a ferramenta fortalece o controle fiscal e a tomada de decisões estratégicas, garantindo uma gestão responsável e eficiente dos recursos públicos.

Publicidade
Sair da versão mobile