A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo reitera seu compromisso com a preservação do patrimônio histórico e cultural do município ao dar início a três importantes obras de restauração em igrejas que fazem parte da história e identidade da cidade.
As ordens de serviço foram assinadas nesta sexta-feira, no gabinete do prefeito Raimundo Nonato Barcelos, conhecido como Nozinho, marcando mais um passo nos investimentos para valorizar e conservar os bens históricos locais.
O evento contou com a presença do secretário municipal de Obras, Diego Henrique Barcelos, da secretária municipal de Cultura, Cecília Aparecida de Assis Fonseca, e do representante da empresa Grupo Oficina de Restauro Ltda., responsável pela execução dos serviços.
As intervenções incluem a restauração e conservação da Igreja Matriz de São Gonçalo, a pintura externa da Igreja Nossa Senhora do Rosário e a pintura do forro da capela-mor da Igreja Matriz de São Gonçalo.
O investimento total é de R$ 761.591,54, demonstrando o compromisso da Administração Municipal com a preservação dos bens históricos, da arquitetura religiosa e da memória cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo.
Para o prefeito Nozinho, preservar o patrimônio histórico é preservar a própria identidade do município. Ele destaca: “Nosso patrimônio conta a história da nossa cidade. Preservar esses espaços é respeitar nossas raízes, nossa fé e nossa cultura, além de deixar esse legado para as futuras gerações. É um investimento que valoriza a identidade do povo são-gonçalense.”
A secretária municipal de Cultura, Cecília Fonseca, enfatiza que as intervenções serão realizadas por uma empresa especializada, respeitando as características históricas e arquitetônicas dos imóveis. Ela afirma: “Essas obras representam um importante trabalho de conservação do nosso patrimônio histórico e cultural. Cuidar dessas edificações é preservar a memória da nossa cidade e garantir que esse legado permaneça para as próximas gerações.”
