O restauro da Igreja Nossa Senhora da Conceição passa agora pela fase de pintura externa e reforma dos forros internos. Com investimentos total de R$310.012,74 a obra será de reformas da cobertura e dos banheiros, guarda-pó dos beiras, forros internos, substituição de rede elétrica e hidráulica, além de implantação de acessibilidade.
Nos serviços de pintura, foi realizado prospecção em duas esquadrias remanescentes da antiga Capela. Além disso, foram encontrados nas folhas das portas laterais e marcos, resquícios de cores que indicam gradações diferentes da pintura existente, sendo esta, azul colonial, padrão adotado nos anos 70 e 80.
De acordo com literatura específica, “entende-se que os beirais e cachorros das Igrejas e residências coloniais sempre foram pintadas na cor branca, por se tratar de elementos construtivos de continuidade e acabamento das paredes e telhado ”.
Assim sendo, por se tratar da restauração de bem tombado pelo município, foi submetida ao Conselho Municipal Deliberativo de Patrimônio Cultural, a proposta das novas cores a serem adotadas, sendo estas, aprovadas pelos conselheiros.
Assim, foi adotada a cor branca, nos forros dos beirais e nos cachorros da cobertura da Capela, garantindo a continuidade dos panos laterais e proporcionando leveza a edificação, respeitando uma prática que vem sendo adotada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Minas Gerais. Já para os marcos das portas e janelas foi utilizada a cor azul queimado e as folhas da porta foram pintadas de ocre.
A adoção das cores originais da Capela de Nossa Senhora da Conceição, permite a redescoberta do patrimônio cultural local e o resgate da memória afetiva da comunidade.
Até o momento, já foram executadas a reforma dos banheiros e a restauração das esquadrias, considerando portas e janelas, bem como a cobertura da Igreja. A restauração deve ser concluída no próximo mês e ela foi realizada após convênio com o Ministério Público e utilização da plataforma Semente.