Início Cidades Itabirito Inaugurada Unidade de Tratamento de Resíduos em Itabirito

Inaugurada Unidade de Tratamento de Resíduos em Itabirito

Cerca de 3,5 milhões de lodo deixarão de ser lançados no córrego após tratamento

Mais do que um requisito legal, o tratamento de resíduos é uma prática de responsabilidade ambiental, que órgão faz questão de realizar, bem como a execução do projeto “Córrego Limpo, Vida Saudável”, que despolui os córregos São José, Criminoso e Carioca, atendendo 11 mil pessoas em 18 bairros da cidade, além de deixar de jogar 72 milhões de litros de esgotos nesses córregos.

O prefeito de Itabirito, Alex Salvador, ressaltou a importância da autarquia na cidade. “Eu não canso de falar que o Saae é referência em todos os lugares, inclusive, nacionalmente. Sabemos que a Saúde está amplamente relacionada à qualidade da água. E aqui, temos isso: água boa e tratada, em todos os locais da cidade!”.

O diretor-presidente do Saae, Wagner Melillo, parabenizou o prefeito pelo apoio incondicional. “O compromisso da gestão permite à autarquia realizar trabalhos com entusiasmo e qualidade. Saae e Prefeitura não medem esforços para garantir acesso universal à água. Acreditem: nossos servidores tiram água de pedra, literalmente, para ofertar um serviço de referência em Itabirito”.

Solenidade reuniu alunos e professoras da Escola Estadual Henrique Michel (Créditos: SECOM/PMI)

UTR

Com a inauguração da Unidade de Tratamento de Resíduos, o Saae dá um passo importante para despoluir o córrego Carioca. A concepção do sistema garante uma operação simplificada, que não envolve equipamentos mecânicos e não consome produtos químicos e nem energia elétrica. Pioneira no Brasil, a UTR é um processo pelo qual o resíduo líquido (água + lodo) são separados. Por uma etapa de filtração, a água é separada do lodo, tornando-se clarificada. O lodo fica retido nos tanques da UTR e após secagem e retirada, é destinado corretamente à Estação de Tratamento de Esgoto. Atualmente, Saae e Prefeitura trabalham em conjunto para ter 90% do esgoto municipal tratado.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Antônio Marcos Generoso Cotta, a iniciativa é de extrema importância. “Itabirito está de parabéns, pois é a única cidade do Alto Rio das Velhas que tem tratamento de esgoto e o menor consumo de água por pessoa da nossa região. Ações como essas só reafirmam o compromisso que temos com a população e também como o nosso planeta”.

Sair da versão mobile