Início Cidades Mariana Semad afirma que concluirá análise da LOC da Samarco após...

Semad afirma que concluirá análise da LOC da Samarco após empresa terminar adequação no sistema de disposição de rejeitos

Em resposta aos questionamentos de O Mundo sobre análises das licenças necessárias para o retorno das atividades no complexo Germano da  Samarco, em Mariana, e sobre a captação de água para o processo produtivo,  a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável (Semad), enviou o seguinte esclarecimento à redação::

“ A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) emitiu, em dezembro de 2017, a Licença Prévia (LP) e a Licença de Instalação (LI) do Sistema de Disposição de Rejeitos Cava Alegria Sul, da Samarco, em Mariana.

A licença concedida previa a construção de um dique, de modo a ampliar a área de disposição, bem como permitia a preparação da cava para receber, no futuro, a disposição de rejeitos. Essa licença, única em vigência, não permite a retomada das atividades produtivas.

Com a publicação da Resolução Semad nº 2.762, de 29 de janeiro de 2019, que determinou a paralisação do licenciamento de todas as barragens no Estado de Minas Gerais, a Samarco propôs apresentar uma adequação no sistema de disposição de rejeitos (SDR), utilizando apenas a cava, sem construção de qualquer barramento. Assim, tão logo a empresa apresente a adequação do sistema, comprovando que já está pronto  a operar, a Semad poderá terminar a análise da Licença de Operação Corretiva do Complexo Minerário de Germano, que será realizada concomitante à licença de operação do SDR.

A empresa precisa da aprovação da referida LOC para retomar as atividades. A previsão de finalização da análise técnica e deliberação pela Câmara Técnica do Copam é para o primeiro semestre de 2019.

Não está previsto para esse processo captação em Brumal. A captação será realizada na Barragem de Nova Santarém, onde já existe outorga. Além disso, o processo utilizará água de recirculação dentro do próprio processo, tendo em vista que a operação inicial prevê operação de 26% da capacidade total. ”

Informações da Samarco:

“A Samarco está trabalhando no processo de retomada gradual de suas operações, com a máxima segurança e, inicialmente, com 26% da capacidade.  Serão utilizadas novas tecnologias que trazem mais segurança e menor impacto ambiental, como a disposição dos rejeitos na cava de Alegria Sul, que está em obras de preparação, e um sistema de filtragem.

A retomada gradual considera o uso de fontes de água já outorgadas, incluindo a recirculação de água a partir do sistema de filtragem.

Sobre a captação em Santa Bárbara, o assunto está em discussão na Justiça, pois a estrutura entrou em operação em 2014, sem ter sido submetida a qualquer alteração e, portanto, estando em plena regularidade.”

Nota da Redação:

 Com os esclarecimentos da Secretaria,, fica evidenciado que a “bola” para o retorno das atividades minerarias  no complexo de Germano está , neste momento, com a Samarco.

*Matéria atualizada as 18:02 para acréscimo do texto com Informações da Samarco

Foto: Tânia Rêgo ABr

Sair da versão mobile