Viagem, promovida pelo Sebrae, em parceria com a Prefeitura de Santa Bárbara faz parte de um dos requisitos para a certificação do queijo e da região como produtora. Ela foi acompanhada por servidor da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável.
Os produtores de queijo de Santa Bárbara, juntamente com outros, de cidades vizinhas, viajaram à cidade do Serro, uma região queijeira já registrada e reconhecida como produtora de Queijo Minas Artesanal.
A viagem realizada foi uma missão do projeto “Queijo Minas Artesanal Entre Serras”, que vai da Serra do Caraça à da Piedade. A região do Serro se faz como um modelo, com fins de apreciação de técnicas para produção e processo de maturação dos queijos, forma praticada secularmente na região.
A expedição, organizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais(Sebrae-MG), em parceria com a Prefeitura de Santa Bárbara, que custeou 40% das despesas dos santa-barbarenses, faz parte de um dos requisitos para a certificação da região “Entre Serras” e do queijo nela produzido. Assim, os registros realizados nesta missão serão utilizados na próxima etapa, que é a de análise de todas as documentações para a certificação.
Os produtores foram acompanhados por funcionários do Sebrae, pelo Técnico da Emater, Edson Custódio da Silva, e pelo servidor da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, alinhado com esta pauta, Leonardo Caldeira Mendes. A viagem foi intitulada de Missão Serro.