Início Cidades Catas Altas Catas Altas comemora 316 anos de fundação com programação cultural

Catas Altas comemora 316 anos de fundação com programação cultural

Situada aos pés da Serra do Caraça e resguardada pelo contraforte da serra do espinhaço, Catas Altas está completando 316 anos no próximo dia 8 de dezembro.

A data é celebrada junto com o dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora Imaculada Conceição e, desde o dia 27 de novembro, já está sendo realizada uma programação cultural e religiosa intensa, com novenas, barraquinhas e shows.

Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, foi realizada apresentação teatral “Catas Altas aos Olhos de uma Criança”, encenada por alunos das escolas municipais da cidade.

Neste mês de dezembro, também serão lançados os concursos de fotografia e poesia, ambos promovidos pela Prefeitura dentro da programação da campanha #VivaCatasAltas.

No dia 6, será realizado show com Marcos Catarina, cantando um tributo a Vander Lee. Já no dia 7, será a vez da banda Vida Reluz animar o público.

Por fim, no dia 8, feriado municipal, a programação começará cedo. Às 9 horas, haverá cerimônia de batismo e consagração das crianças.

O tradicional almoço na Praça começa às 11 horas. O cardápio inclui tropeiro com arroz e salada mista. Para animar o momento, os irmãos do Cubas, Washington e Valdomiro fazem um show de voz e violão.

Às 13 horas, tem bingo na praça da Matriz e barraquinha com pastel e cachorro-quente.

A Orquestra da Apae de Santa Bárbara se apresenta às 16 horas. Às 18 horas, será promovida apresentação “BLOCONECOS”, do Grupo Teatral Cia Navegantes.

A Celebração Solene começa às 19:30 na igreja Matriz. Também serão realizadas procissão com a Imagem de Nossa Senhora da Conceição e Benção com o Santíssimo Sacramento.

Às 20 horas, acontece o acendimento das luzes de Natal, inaugurando oficialmente a decoração natalina.

Para finalizar, às 23 horas será rezado o terço em homenagem ao Imaculado Coração de Maria.

Toda programação acontece na Praça Monsenhor Mendes e na igreja Matriz.

Emancipação

Em 2019, também está sendo comemorado os 22 anos de emancipação do município.

“Nossa cidade está em festa. É emocionante relembrar tantas histórias que marcam esses mais de 300 anos e ainda poder fazer parte da nova história de Catas Altas que começou a ser reescrita há mais de 20 anos”, destaca o prefeito José Alves Parreira, que foi o primeiro presidente da Câmara do município.

Entre 1839 e 1995, Catas Altas pertenceu à Santa Bárbara. O então distrito foi criado com a denominação de Catas Altas do Mato Dentro, em 1891. Já em 1923, passou a se chamar apenas Catas Altas.

Em 21 de dezembro de 1995, emancipou-se e foi elevada à categoria de município pela lei estadual nº 12030 de 21/12/1995, desmembrado de Santa Bárbara. Em 1996, foi realizada a primeira eleição e, em 1997, teve início o primeiro governo da recém-criada cidade.

História

Tanta história teve início lá no final do século XVII, por volta de 1694, com a descoberta de ricas minas auríferas (mais tardes denominadas de Catas Altas) e a formação do povoado. Mais tarde, o historiador Salomão de Vasconcelos afirmou que quase nada se conhecia a respeito dos verdadeiros descobridores da região onde está localizado o município e sobre a fundação de Catas Altas. Mas, em anotações, atribui-se a Domingos Borges a fundação do arraial em 1703.

A história de Catas Altas, assim como de diversas cidades mineiras, está relacionada com o ciclo da mineração no século XVIII. O nome “Catas Altas” provém das profundas escavações que se faziam no alto dos morros. A palavra “catas” significa garimpo, escavação mais ou menos profunda, conforme a natureza do terreno para a mineração.

Sair da versão mobile