Início Cidades Ouro Preto Museu das Reduções retoma atividades em Ouro Preto

Museu das Reduções retoma atividades em Ouro Preto


Em novo endereço, desde novembro de 2020, às margens da Rodovia dos Inconfidentes, no distrito de Cachoeira do Campo, o Museu das Reduções retomou suas atividades no mês de julho. Fruto do trabalho de quatro irmãos, que após se aposentarem começaram por hobby a construir miniaturas, o acervo do Museu é composto por 29 réplicas de monumentos arquitetônicos nacionais, localizados em 24 municípios de 15 estados brasileiros. Confeccionados com o mesmo material das construções originais, o processo de produção das obras é totalmente artesanal.

Apresentado pela primeira vez ao público em 26 de março de 1994, no distrito de Amarantina, o Museu teve as atividades suspensas em 2016. “Por questões do desenvolvimento do distrito e devido à queda da arrecadação de bilheteria, nós tivemos que fechar as portas em 2016. Durante 6 anos, o museu sobreviveu através das leis de incentivo à cultura, Gerdau e Cemig patrocinaram nossos projetos educativos”, afirmou Carlos Vilhena, diretor do Museu.

A ida do Museu para outro distrito de Cachoeira do Campo aconteceu por ação do doutor Renato Figueiredo, que vislumbrou a possibilidade de salvar o Museu. “Cachoeira já tem um acervo histórico fantástico, um centro gastronômico e de hospedagem e o Museu das Reduções veio se encaixar nesse contexto. A gente espera realmente poder colaborar e também receber de volta o apoio e incentivo da comunidade”,  disse Carlos.

Assim como o diretor do Museu, o prefeito Angelo Oswaldo reconhece a importância do Museu para a comunidade. “As novas instalações vieram proporcionar a esse maravilhoso acervo um ambiente propício para termos mais visitantes e aproveitarmos da verdadeira aula que este Museu oferece. É um dos pontos mais significativos do roteiro turístico do nosso Município.”

A secretária de Cultura e Patrimônio, Margareth Monteiro, além de reforçar a importância do projeto museográfico, comentou sobre o interesse do executivo municipal em apoiar atividades para a difusão cultural do Museu. “Ficamos também de entrar em contato com a secretaria de educação para que nós possamos fazer um trabalho de educação patrimonial, como já foi realizado antes pela professora Terezinha Lobo Leite.”

Veja o horário de funcionamento:

Excepcionalmente, no mês de julho, o Museu funcionará todos os dias, das 9h às 16h.

Inteira = R$20,00

Meia = R$10,00

A partir de agosto, o funcionamento será às sextas, sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h.

Para mais informações, acesse https://museudasreducoes.com.br/

Sair da versão mobile