Início Saúde Em um ano, Prefeitura de Itabira emitiu mais de 70 Carteiras de...

Em um ano, Prefeitura de Itabira emitiu mais de 70 Carteiras de Identificação do Autista (CIA)

Neste sábado, 2 de abril, a Secretaria de Assistência Social em parceria com a AMA e OAB realizou o 1º Encontro dos Autistas de Itabira

Encontro marcou a data de conscientização do Autismo. A CIA garante atenção integral e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, uma segurança a mais para toda a família.

Há um ano, o prefeito de Itabira Marco Antônio sancionou lei específica que autoriza a criação da Carteira de Identificação do Autista (CIA). O documento identifica a pessoa diagnosticada com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todo o município. A CIA garante atenção integral, pronto atendimento, prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial, nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Desde então, a Secretaria Municipal de Assistência Social já emitiu mais de 70 Carteiras de Identificação do Autista. Neste sábado, 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Prefeitura de Itabira, em parceria com a Associação de Mães, Pais e Amigos de Autistas de Itabira (AMA), com o apoio da 52ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Itabira, realizou o 1º Encontro dos Autistas de Itabira. Na oportunidade, realizada na sede da Associação de Proteção à Infância Nosso Lar, um mutirão de emissão do documento foi feito com o objeto de ampliar esse número. Ao final da atividade, 15 novas CIA’s foram emitidas.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Nélia Cunha, às pessoas com Transtorno do Espectro Autista são por lei consideradas pessoas com deficiência e, por não ser uma deficiência aparente, a CIA garante a acessibilidade entre outros direitos. “Após a criação da carteira, é de conhecimento da Secretaria de Assistência Social que a AMA irá ingressar no Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, uma conquista muito importante quando pensamos em articular políticas públicas de inclusão”, reforçou a secretária.

O vereador Bernardo Rosa, que indicou a lei ao Executivo, esteve no evento e destacou que tanto o encontro quanto a CIA são essenciais para coletar dados sobre os autistas de Itabira. “Estamos trabalhando juntos para criar melhores políticas públicas e atingir o nosso objetivo principal que é a saúde e o bem-estar dos itabiranos”, disse o vereador.

Para Maria Helena, presidente da AMA, a finalidade do encontro também foi criar um espaço de interação entre os pais e as crianças, considerando um ambiente seguro onde elas possam desfrutar do dia de conscientização. “O lugar do autista é em qualquer lugar! Aqui é o momento para que os pais interajam com outros que estão na mesma condição que eles. Foi muito prazeroso. Além disso, a emissão das carteiras é muito importante para a representação dos autistas e quantificar quantos autistas hoje vivem em Itabira.

Para emissão da CIA, o usuário ou seu representante legal devem apresentar os seguintes documentos no Centro de Referência de Assistência:laudo médico atestando o diagnóstico de TEA, firmado por médico especialista em Neurologia ou Psiquiatria; indicação do código de Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID); carteira de identidade do usuário, pais ou representante legal; CPF do usuário, pais, ou representante legal; cópia do comprovante de endereço; duas fotos 3×4. Caso a pessoa autista seja estrangeira, naturalizada ou domiciliada em Itabira, deve apresentar título declaratório de nacionalidade brasileira ou passaporte.

Confira o contato das unidades:

CRAS I – R. José Luíz Gonzaga, 1005 – Santa Ruth -38392533; CRAS II – R. Diamantina, 47 Jardim das Oliveiras-38392534; CRAS III – R. Pintassilgo, 298 Pedreira-38392535; CRAS IV – R. dos Engraxates, 329 – Gabiroba-38392886 e CRAS V – R. Dona Modestina, 627 Centro-38392980

Sair da versão mobile