Início Cidades Mariana Câmara de Mariana apoia moradores que sofrem impactos da obra de construção...

Câmara de Mariana apoia moradores que sofrem impactos da obra de construção do supermercado Farid

No mês de setembro, vereadores da Câmara Municipal de Mariana voltaram a se reunir com a população do bairro Santana/Centro, com o objetivo de encontrar soluções para minimizar os impactos no dia a dia dos moradores do entorno da obra de construção do supermercado FARID.

As reuniões acontecem mensalmente no Centro de Convenções, desde junho, atendendo ao Requerimento nº 66/2022, de autoria dos vereadores Edson Agostinho “Leitão” (CIDADANIA), José Antunes Vieira “Zezinho Salete” (MDB) e do ex-vereador Gilberto Mateus “Tikim”, para acompanhar se os problemas expostos pelos moradores foram solucionados e se foram tomadas medidas cabíveis para resolvê-los. Durante o último encontro, realizado dia 06 de setembro, os moradores relataram os mesmos transtornos e, agora, com agravamentos. Os principais incômodos relacionados à obra são a poeira das ruas que entram nas casas e comércios; a lama como resultado da passagem dos caminhões-pipa; trincas nas fachadas das casas; e o surgimento de buracos nas vias.

Em relação à lavagem das ruas com o caminhão-pipa, o morador Harley Machado relatou ter experiência com o trabalho e se dispôs a comprovar que apenas um caminhão é suficiente para lavar adequadamente todo caminho. “Eu mesmo posso fazer o serviço, o que a gente quer é a via limpa. Vocês têm que lavar a rua e não molhar, como estão fazendo”, comentou o morador. Outras alternativas propostas pelos moradores foram interditar as vias até a finalização da obra ou transformá-las em mão única para diminuir o levantamento da poeira.

O engenheiro representante da empresa responsável pela obra, Leonardo Barbosa, informou que é necessário avaliar as rachaduras nas casas e, se for responsabilidade do FARID, eles irão solucionar. “Quanto às rachaduras e trincas nas casas, isso precisa ser avaliado, pois tem impactos que podem ter sido causados pelo muro de gabião. Se as rachaduras foram causadas pelo empreendimento, o Farid vai tratar”, disse o representante.

Ao final da reunião, o vereador Ediraldo Ramos “Pinico” (AVANTE) sugeriu levar a situação para a Comissão de Direitos Humanos da Câmara. O vereador Zezinho Salete, como membro da Comissão, propôs que fosse criada uma Comissão com os moradores, representantes do FARID e da prefeitura para amparar as próximas deliberações. 

Sair da versão mobile