Início Política Eleições 2022 Lula e Bolsonaro disputarão 2º turno da eleição presidencial

Lula e Bolsonaro disputarão 2º turno da eleição presidencial

Diferença entre os dois está em 4,7 milhões de votos; Simone Tebet aparece em terceiro, com 4,2%

Segundo turno acontece no dia 30 de outubro - Ricardo Stuckert e Alan Santos/PR

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) disputarão o segundo turno das eleições presidenciais de 2022. Com 96,9% das urnas apuradas, Lula tem 47,8% dos votos, e Bolsonaro aparece com 43,7%.

Em terceiro lugar está Simone Tebet (MDB), com 4,2%. Ciro Gomes (PDT) tem 3%.

Soraya Thronicke (UB), Felipe D’Avila (MDB), Padre Kelmon (PTB), Léo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB), Vera (PSTU) e Constituinte Eymael (DC) não alcançaram 1% dos votos.

Pesquisas

As pesquisas divulgadas na última semana antes da votação mostravam Lula com pelo menos 49% das intenções de votos. Com base nestas projeções, Lula passou os últimos dias da campanha pregando o voto útil com o objetivo de encerrar a eleição já no primeiro turno. A queda na votação de Ciro pode indicar que esse movimento ocorreu em algum nível, mas o crescimento de Bolsonaro surpreendeu.

O erro das pesquisas se deu principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro

Retorno de Lula

Em coletiva de imprensa no sábado (1), Lula afirmou que, independente do resultado da votação, ele e a militância tinham motivos para comemorar. “Quero dizer para vocês que, amanhã, eu estarei festejando se ganhar no 1º turno ou se for para o 2º turno. Vamos para a Paulista fazer festa! E vamos trabalhar porque ressurgir das cinzas como nós ressurgimos é motivo de muita alegria, muita vitória, muita luta que faremos daqui para a frente”, afirmou.

Lula voltou a ser competitivo na eleição nacional depois de ser impedido de concorrer às eleições em 2018, por conta da prisão no âmbito dos processos da Operação Lava Jato.

Sair da versão mobile