Início Cidades João Monlevade João Monlevade terá gratuidade no transporte público neste domingo

João Monlevade terá gratuidade no transporte público neste domingo

Medida foi autorizada pelo STF para facilitar deslocamento dos eleitores no segundo turno

A gratuidade no transporte será custeada pela Prefeitura de João Monlevade a partir da média apurada nos dias de domingo dos últimos seis meses.

Para facilitar a circulação dos eleitores no 2º turno das eleições, que ocorre neste domingo (30), a Prefeitura de João Monlevade decretou o acesso gratuito no transporte coletivo na cidade. Conforme o Decreto 162, todo passageiro terá acesso grátis a todas as linhas de ônibus das 7h às 19h.

Para o prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT), estabelecer tarifa zero para a população tem grande importância social e econômica. “Estamos garantindo um serviço de utilidade pública de caráter essencial proporcionando às pessoas mais necessitadas o direito à cidadania por meio da votação nas eleições”, falou.

A gratuidade no transporte será custeada pela Prefeitura de João Monlevade a partir da média apurada nos dias de domingo dos últimos seis meses.

STF autoriza transporte

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou no dia 18 de outubro que prefeituras e empresas concessionárias possam oferecer gratuitamente serviço de transporte público no dia da votação. O magistrado determinou ainda que os gestores que aderirem à tarifa grátis no transporte não podem ser punidos por crimes eleitorais ou improbidade administrativa.

Em João Monlevade, além da decisão do STF, a tarifa zero no transporte coletivo no segundo turno das eleições leva em consideração também a Indicação 1.142/2022 do vereador Gustavo Prandini de Assis (PTB), que teve aprovação unânime do Plenário da Câmara. No pedido apresentado ao prefeito Dr. Laércio, o parlamentar argumentou que o transporte gratuito “visa garantir a toda população meio de transporte para exercer seu direito ao voto, previsto na Constituição Federal”.

Sair da versão mobile