Início Minas Entrega da Medalha da Inconfidência retorna em seu formato tradicional

Entrega da Medalha da Inconfidência retorna em seu formato tradicional

Entrega da Medalha da Inconfidência retorna em seu formato tradicional
Solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência 2017 - Foto: Daniel Protzner; ALMG

 Depois de enfrentar dois anos de restrições impostas pela pandemia de Covid-19, a Medalha da Inconfidência retorna em seu formato tradicional com uma cerimônia de entrega em Ouro Preto, nesta sexta-feira (21).

Serão homenageados 170 indivíduos que contribuíram para a visibilidade e valorização de Minas Gerais, incluindo 25 parlamentares mineiros. O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Martins Leite (MDB), que preside o Conselho Permanente da Medalha, participará das solenidades.

O evento começará com uma homenagem ao mártir da Inconfidência Mineira, na Praça Tiradentes, às 9h30, com a colocação de coroa de flores em seu monumento e salva de tiros. A partir das 10 horas, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto, terá início a cerimônia de entrega das comendas.

O ex-presidente Michel Temer será o orador oficial e também receberá o Grande Colar da Medalha da Inconfidência, a honraria mais importante concedida pelo Estado de Minas Gerais exclusivamente a chefes de Estado, chefes de governo e chefes dos demais poderes da União. Segundo o Executivo mineiro, Temer ainda não havia sido agraciado.

A Medalha da Inconfidência possui três níveis diferentes de honrarias. O Grande Medalha, destinado a 40 pessoas; Medalha de Honra com 58 agraciados; e a Medalha da Inconfidência, com 72 indivíduos homenageados. Entre os homenageados com a Grande Medalha estarão lideranças religiosas, políticas e militares, representantes do Poder Judiciário, universidades e outras instituições.

Sair da versão mobile