Estudantes e professores do curso de licenciatura em Física do Campus Ouro Preto participaram, no mês de dezembro, de uma visita técnica nas cidades de Angra dos Reis e Rio de Janeiro. A atividade foi realizada em conjunto com alunos e docentes do Campus Congonhas.
Entre os espaços visitados, estiveram a Usina Nuclear de Angra dos Reis, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).
A professora Elisângela Silva Pinto conta que a visita à Usina Nuclear de Angra dos Reis possibilitou aos estudantes o acesso ao Observatório Nuclear, onde receberam uma palestra didática sobre o processo de produção de energia nuclear. Também foi possível visitar o canteiro das áreas vigiadas de Angra 1 e Angra 2. “Os estudantes conheceram o funcionamento de uma usina nuclear, ampliando os conhecimentos abordados sobre Fissão Nuclear e Energia Nuclear constantes em ementas do curso”, explica a docente.
Ela destaca que a visita técnica também teve um carácter interdisciplinar, possibilitando que os alunos da licenciatura observassem os aspectos sociais e ambientais relativos às aplicações da ciência e tecnologia, não apenas na Usina Nuclear, mas também no MAST e nas pesquisas desenvolvidas no CBPF. “Além disso, os estudantes puderam ampliar seus horizontes para novas possibilidades de especializações e trabalho após a conclusão do curso”, conclui Elisângela.