Início Cultura Artista Camaleão conta história de Mariana em exposição na ALMG

Artista Camaleão conta história de Mariana em exposição na ALMG

Artista Camaleão conta história de Mariana em exposição na Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Regada a muita história, memória e humor, o artista Camaleão inaugurou, na noite da última segunda-feira (17), a exposição “Mariana em Quadrões”, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O projeto conta a história do Brasil, Minas Gerais e Mariana de forma lúdica e bem humorada, por meio de pinturas digitais impressas em canvas, sendo a exposição dividida em duas fases:

  • Fase 01: composta por 15 telas direcionadas a momentos importantes da história de Mariana e Minas Gerais;
  • Fase 02: composta por 15 telas direcionadas às personalidades que fizeram parte da história do município.

Camaleão afirma que a cidade de Mariana ofereceu à ele a oportunidade de evoluir como artista. “Quando eu saí de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, eu cheguei em Minas e trouxe um traço de humor, mas que inicialmente não funcionou muito bem aqui, porque a arte em Mariana e em Ouro Preto sempre foi muito elevada, e então eu uni essa característica do humor com as cores e o meu estilo de pintar. Essa exposição pra mim é a minha forma de contar a história de Mariana, e eu espero que isso inspire outros artistas e que eles possam fazer releituras e motivar a todos a conhecer a Primaz”, afirmou.

Todas as obras presentes na exposição foram encomendadas pelo município, por meio da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Lazer, e são investimentos da Prefeitura de Mariana para o fomento do turismo, da cultura e da arte local.  Após o término do evento, as obras retornarão para a Primaz.

A exposição é gratuita e estará disponível para visitação até o dia 05 de maio, na Galeria de Arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, de 08h às 19h.

O ARTISTA

Nascido Emerson e conhecido popularmente como “Camaleão”, o carioca nascido em Volta Redonda se mudou para Minas Gerais aos 18 anos e se apaixonou pela cultura e pela história de Mariana e Ouro Preto. Em suas obras, o artista insere elementos para despertar o olhar do espectador e dar movimento às artes, sendo o humor a marca registrada do seu trabalho. Camaleão é ilustrador das capas das revistas Mundo Estranho (Editora Abril), MAD (versão brasileira – Editora Panini), Nova Escola, Recreio, bem como de capas de diversos livros, capas de CD, DVD, entre eles Os Três Primeiros da Banda Skank, ilustrações para livros didáticos, videoclipes, animações e criação de storyboard.

Sair da versão mobile