Início Economia As antigas lojas do McDonald’s reabrem na Rússia sob o nome “Delicious...

As antigas lojas do McDonald’s reabrem na Rússia sob o nome “Delicious and period”

O novo dono da rede de restaurantes garantiu que os 51 mil funcionários vão manter seus empregos. O objetivo, segundo ele, é que você não perceba "a diferença na qualidade ou no ambiente".

Rede norte-americana abandonou as atividades na Rússia após as sanções econômicas da comunidade internacional. Novo proprietário afirmou que russos não sentirão falta.

Os antigos restaurantes de fast food do grupo McDonald’s reabriram este domingo as suas portas na capital russa e arredores com um novo proprietário local e sob o nome “Vkusno i Tochka” (delicioso e ponto final) , após a gigante americana ter deixado o país no quadro do êxodo de negócios internacionais da Rússia após a invasão da Ucrânia.

Com um novo logotipo para substituir os conhecidos arcos dourados , foroam abertas as instalações no centro de Moscou, como a da Praça Pushkin, onde foi instalado o primeiro restaurante McDonald’s em 1990, durante a União Soviética.

Entre os 15 restaurantes que reabriram neste domingo estão os das ruas Arbat e Krasnaya Presnia, na Avenida Marechal Zhukov e outras artérias da cidade, e os das cidades de Odintsovo, Khimki e Reutovo.

O novo proprietário da rede de restaurantes, Alexander Govor, de 62 anos, garantiu que os 51 mil ex-funcionários do McDonald’s em toda a Rússia manterão seus empregos .

“Estou muito orgulhoso por ter recebido a honra de desenvolver esta empresa. Sou ambicioso e planejo não apenas abrir todos os 850 restaurantes, mas também desenvolver novos”, disse Govor em entrevista coletiva na Praça Pushkin.

“Antes de mais nada, me pediram para manter a força de trabalho e dar trabalho às pessoas, e é isso que vou fazer”, explicou o empresário, acrescentando que o objetivo é não notar “a diferença nem na qualidade nem na no meio ambiente “, informaram as agências de notícias TASS e Europa Press.

Na segunda-feira vão abrir mais 50 lojas, cerca de 200 até final de junho e depois vão abrir 50 a 100 restaurantes por semana até chegarem a mil, se as melhores previsões se concretizarem.

Desde 2015 a Govor operava 25 restaurantes em várias cidades da Sibéria sob a franquia do McDonald’s, até chegar a um acordo para comprar o negócio em 19 de maio, três dias após a gigante americana informar sua saída do mercado russo. Foto: Reuters

O McDonald’s, que havia fechado temporariamente seus restaurantes na Rússia no início de março, após a invasão da Ucrânia, anunciou em 16 de maio que estava se retirando definitivamente do país e que estava vendendo todas as suas operações, argumentando a necessidade de “permanecer inflexível ” em relação aos seus “valores” .

Grande peso simbólico

A saída da companhia da Rússia tem um grande peso simbólico por ter sido uma das primeiras marcas ocidentais a se estabelecer em Moscou em 1990, um pouco antes do fim da União soviética e pouco após a queda do muro de Berlim.

O McDonald’s agora tem 15 anos para recomprar o negócio em termos de mercado, de acordo com o Serviço Federal Antitruste, que aprovou o acordo no início de junho.

De acordo com Govor, as hamburguerias manterão o interior das instalações do McDonald’s, mas não haverá referência ao seu antigo nome e, embora a rede ainda tenha estoque de produtos da Coca-Cola, a empresa planeja selecionar um substituto em uma licitação.

Foto capa: AFP

Sair da versão mobile