Não houve retrospecto ruim, favoritismo das adversárias ou pressão da torcida que intimidasse a seleção feminina de futebol do Brasil nas quartas de final dos Jogos Olímpicos Paris 2024.
Neste sábado, 3 de agosto, as brasileiras encararam a França, não apenas dona da casa, mas também uma amarga algoz nas últimas Copas do Mundo.
Porém, esta era a hora e a vez do Brasil: venceu por 1 a 0, se garantindo nas semifinais.
Além do desafio que a França representava, o Brasil teria que se virar com os desfalques, inclusive da suspensa Marta.
O time de Arthur Elias vinha sob desconfiança, após suas últimas duas derrotas.
Contudo, as brasileiras conseguiram encontrar o caminho para a vitória em Nantes já nos minutos finais.
Gabi Portilho foi a heroína, aos 37 minutos do segundo tempo.
Apesar de tensos 19 minutos de acréscimos no segundo tempo, o Brasil confirmou o triunfo. Destaque durante toda a campanha, a goleira Lorena ainda defendeu um pênalti na primeira etapa.
Próxima adversária
Com a classificação, o Brasil enfrentará novamente a Espanha na semifinal, após a vitória espanhola por 2 a 0 na fase de grupos.
As atuais campeãs do mundo tiveram dificuldades para eliminar a Colômbia nas quartas de final. A partida acontecerá em 6 de agosto, às 16h (de Brasília).
Do outro lado da chave, Estados Unidos e Alemanha se enfrentam.
Esta é a sexta vez que o Brasil alcança as semifinais do futebol feminino nos Jogos Olímpicos, em oito participações. As brasileiras tentam reconquistar o pódio que não vem há 16 anos. São duas pratas, em Atenas 2004 e Beijing 2008.
Foto: Robert Cianflone/Getty image