As crianças e jovens de Ouro Preto têm a partir de agora um espaço adequado para a prática de lazer e atividades educativas, após a inauguração do “Espaço Capoeira e Juventude” que sediará o Complexo Municipal da Juventude, coordenado por Teko Rosa, e abrigará também as atividades da Associação Desportiva e Cultural Cativeiro Capoeira de Ouro Preto (ADCCC), sob a direção do Mestre Kalungêe.
O “Espaço Capoeira e Juventude” deve contribuir para fortalecimento da identidade e a preservação da cultura da comunidade afro-descendente em Ouro Preto e localiza-se em frente ao Paço da Misericórdia.
O secretário Zaqueu Astoni, de Cultura e Patrimônio, lembra que “a capoeira é um patrimônio imaterial do Brasil”, e que “a ação do município vem referendar todo o apoio à cultura, ao esporte e às atividades sociais que são ligadas à capoeira”.
Segundo Teko Rosa, o espaço deverá tornar-se “um ponto de encontro da juventude com a cultura, a arte e o desenvolvimento social e, além da capoeira, também serão oferecidas aulas de dança, expressões e musicalidade, cursos e oficinas artísticas.
Foto:
Anne Souza