Início Cidades João Monlevade Casa de Cultura lança documentário sobre Floresta Clube na 9ª Jornada de...

Casa de Cultura lança documentário sobre Floresta Clube na 9ª Jornada de Patrimônio

Lançamento integra programação da “9ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais”

Casa de Cultura lança documentário sobre Floresta Clube na 9ª Jornada de Patrimônio

A Fundação Casa de João Monlevade faz pré-lançamento do documentário “De Caça e Pesca a Floresta Clube – Verde Santuário” no próximo dia 22 (terça-feira), durante a audiência pública para profissionais de audiovisual sobre a Lei Paulo Gustavo que será realizada às 18h30 no auditório da Prefeitura. O lançamento oficial será no dia seguinte (23), às 18 horas, no canal da instituição no Youtube, pelo link https://youtu.be/K1BLVRFr5R8.

A iniciativa integra a programação da “9ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais – Edição 2023”, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) por meio do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais/Iepha-MG.

O documentário, da série “De Jean a João.Doc”, reúne depoimentos sobre a história do clube fundado em 1957 com o nome de “Caça e Pesca” e renomeado para “Floresta Clube Dr. Henry Meyers” em 2002 em homenagem ao seu idealizador, que foi diretor da então Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira (atual ArcelorMittal).

Ao longo de 17 minutos, nomes como o ex-presidente do clube, Jaime Ramos, o cantor Rômulo Ras e o jornalista Francis Jr, entre outros, falam das transformações do clube que, em alguns aspectos, refletem mudanças na própria sociedade. Antigo espaço para caçadores e pescadores, além de lugar de festas tradicionais e bailes, o Floresta é hoje recanto ecológico em área de Mata Atlântica preservada e bem patrimonial inventariado pelo município.

Além do lançamento no canal do Youtube, o documentário será exibido em escolas da rede pública municipal.

A série “De Jean a João.Doc”, uma das iniciativas do programa de educação patrimonial da Casa de Cultura, foi iniciada em 2021 e já abordou a Igreja São José Operário, o maestro Pedro Alcântara (do Família Alcântara Coral), falecido em 2020, a Guarda de Marujos Nossa Senhora do Rosário e a Guarda de Congado de Laranjeiras.

Dentro da programação da 9ª Jornada de Patrimônio, a Fundação realizará também um curso de capacitação para integrantes da Associação de Artesãos de João Monlevade (Solidariarte) nos dias 26 e 27.

Sair da versão mobile