Início Cidades Certidão de Regularização Fundiária em Itabirito

Certidão de Regularização Fundiária em Itabirito

Prefeitura inicia entrega da para moradores do Água Limpa

Prefeitura inicia entrega da para moradores do Água Limpa que podem a partir de agora registrar seus imóveis

Em continuidade à regularização de moradias no município, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Política Urbana e Habitação, iniciou na última sexta-feira, 29 de novembro, a entrega da Certidão de Regularização Fundiária (CRF) para os moradores do Retiro Acqua Ville, no Balneário Água Limpa.
O evento foi realizado no gabinete do prefeito e teve presença de autoridades municipais, representantes da Urb Brasil e do Instituto IGR (organizações que atuam nos processos de regularização), além de moradores da região de Água Limpa.
A CRF é o documento expedido pelo município após a aprovação do Projeto de Regularização Fundiária (Reurb).
Nesta etapa, foram entregues certificados para os moradores das quadras 07 e 09 do Retiro Acqua Ville.
“Essa ação é um marco para a nossa administração, que tem a regularização fundiária como uma de suas prioridades. Estamos mudando a realidade de muitas famílias”, disse o vice-prefeito Elio da Mata.


Próximos Passos

Após a emissão da CRF, o próximo passo é o registro dessa certidão e do Projeto de Regularização Fundiária no cartório de registro de imóveis pela empresa regularizadora.
Este procedimento é fundamental para garantir a segurança jurídica do imóvel e dos proprietários.
“Para nós, moradores, é um momento de muita importância e felicidade. Antes, tínhamos apenas o comprovante de compra e venda, e agora estamos conseguindo a documentação oficial de nossas residências. Com isso, estamos conquistando melhorias como saneamento, energia e até um Cmei. Esperamos ainda mais avanços para o bairro”, comentou a moradora Silvanete Dias.


Regularização fundiária


O procedimento de Regularização Fundiária é regulamentado pela Lei Federal no 13.465/2017 e demais legislações correlatas, que estabelecem normas jurídicas, ambientais, urbanísticas e sociais para regularizar propriedades de imóveis urbanos.
“Esse processo é um exemplo de como a gestão pública pode transformar vidas. A regularização fundiária é um direito e uma ferramenta de inclusão social que vamos continuar promovendo em toda a cidade”, garantiu a secretária de Política Urbana e Habitação, Amanda Santos.

Sair da versão mobile