Início Educação Enem começa neste domingo com segundo menor número de inscritos desde 2005

Enem começa neste domingo com segundo menor número de inscritos desde 2005

No primeiro dia, serão aplicadas provas de ciências humanas e linguagens, além da redação. O exame começa às 13h30 e terá cinco horas e meia de duração

Candidatos devem chegar aos locais de prova até as 13h, quando portões serão fechados. Abertura será ao meio-dia

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2022), principal porta de acesso ao ensino superior no Brasil, começa neste domingo (13). A abertura dos portões será às 12h, com fechamento às 13h e início das provas às 13h30 (horário de Brasília). Os estudantes terão cinco horas e meia para resolver 90 questões – 40 de língua portuguesa, cinco de língua estrangeira (inglês ou espanhol) e 45 de ciências humanas –, além da redação. No domingo seguinte (20), segundo dia de testes, serão cinco horas de prova, com mais 45 questões de matemática e outras 45 de ciência da natureza. 

Neste ano, 3,4 milhões de se inscreveram para participar do exame. É o segundo menor número de participantes desde 2005. Em 2021, no auge da pandemia, o Enem registrou sua menor marca, com 3,1 milhões de inscritos. O recorde foi em 2014 – 8,72 milhões.

Desde que Jair Bolsonaro (PL) assumiu a Presidência da República, o número de candidatos vem caindo ano após a ano, de 5,09 milhões em 2019 até o patamar atual. Além disso, a oferta de vagas em universidades oferecidas para quem faz o Enem caiu. Em 2018, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) reuniu 239 mil vagas, quase 20 mil a mais do que neste ano, quando foram oferecidas 221 mil vagas, no primeiro semestre.

O ensino superior privado também ficou mais distante com a redução de 35% da verba do Financiamento Estudantil (Fies), que usa a nota do Enem como critério de seleção.

Negros são maioria

Nesta edição, na modalidade impressa, o número de pretos com inscrições confirmadas totaliza 1.434.820. Em seguida, estão os que se autodeclaram brancos (1.360.923), pardos (391.666), amarelos (63.114), não declarados (61.903) e indígenas (19.140).

Já no Enem digital, a maioria dos inscritos se autodeclarou como pardos (27.408). Na sequência, estão brancos (25.324), pretos (8.937), não declarados (1.508), amarelos (1.443) e indígenas (446).

Por outro lado, a parcela de alunos isentos no Enem aumentou quase 40% em relação a 2021. Do total de inscritos neste ano, 1.368.244 (40,28%) são pagantes e 2.028.353 (59,72%) obtiveram o direito de não gastar os R$ 85 para fazer a prova.

Locais e o que levar

Os locais das provas podem ser consultados na Página do Participante, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os participantes devem se identificar com documentos originais, com foto. Entre os documentos aceitos, estão a Carteira de Identidade, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte e a Carteira de Trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997. Nesta edição serão aceitos os documentos digitais e-Título, CNH digital e RG digital, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais.

Tanto para os estudantes que se inscreveram na modalidade impressa como na digital, é obrigatório o uso de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, para transcrever as respostas das questões objetivas e redação nos respectivos Cartões-Resposta e na Folha de Redação. Mesmo quem optou pela versão informatizada, deverá fazer o exame em computadores que ficam em locais designados pelo Inep.

Apesar de não ser obrigatório, é recomendado levar lanche, água e/ou outras bebidas, com exceção de bebidas alcoólicas. Também não é obrigatório, mas indicado, levar o Cartão de Confirmação da Inscrição.

O gabarito oficial do Enem 2022 será divulgado em até três dias úteis após o segundo dia de aplicação da prova, também na Página do Participante.

O que não levar?

Durante o exame, os candidatos não podem portar, nenhum dispositivo eletrônico, como telefones celulares, smartphones, tablets, calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, gravadores, pendrive, tocadores de mp3 e/ou similares. Os participantes devem desligar os aparelhos eletrônicos e guardá-los dentro do envelope porta-objetos. Caso o dispositivo emita qualquer tipo de som, como toque ou alarme, o participante será eliminado do exame.

Outros acessórios, como fones de ouvido, óculos escuros, boné, chapéu, viseira, gorro ou similares estão proibidos. Do mesmo modo, o uso de caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos, anotações também não são permitidos, assim como protetores auriculares ou relógios de qualquer tipo.

Sair da versão mobile