O Forró de Ouro está de volta, proporcionando uma experiência física, divertida e cultural para todos os interessados. Com uma década de existência, o projeto visa promover a cumplicidade e o reconhecimento mútuo como elementos essenciais para o desenvolvimento conjunto.
Idealizado por Anderson Medeiros, profissional administrativo da UFOP e responsável pelo Laboratório de Criação e Produção Audiovisual do curso de Jornalismo, o Forró de Ouro foi concebido com o intuito de ser acessível a todos, tanto dentro quanto fora da universidade.
Sem exigências de inscrição, experiência prévia na dança ou par fixo para participar das aulas, o projeto busca democratizar a prática do forró.
Explorando estilos como xote, xaxado, baião e arrasta-pé, as aulas de dança proporcionam benefícios como melhora da coordenação motora, concentração e expressão corporal. Além disso, as habilidades desenvolvidas durante as aulas refletem em melhores desempenhos no ambiente de trabalho em equipe e nas relações interpessoais.
Um dos focos do projeto é o cuidado com a saúde mental e o bem-estar da comunidade acadêmica e da população de Mariana. Com o intuito de oferecer uma atividade acessível a todos, inclusive aos alunos dos campi de Mariana, o Forró de Ouro promove a interação e conexão entre diferentes pessoas através da dança, trazendo benefícios a longo prazo para a saúde.
As aulas acontecem todas as quintas-feiras, às 18h, no auditório G-20 do ICHS, em Mariana. Para participar, basta comparecer às aulas, sem necessidade de inscrição prévia. O projeto é gratuito e aberto a qualquer estudante da UFOP e morador da cidade.
Para mais informações, acesse o perfil do projeto no Instagram.