Início Cidades Itabirito Gabinete de Gestão de Crises determina novas ações para solucionar problemas causados...

Gabinete de Gestão de Crises determina novas ações para solucionar problemas causados pelas chuvas em Itabirito

Reunião desta terça-feira definiu planos de ações estratégicas e emergenciais, a partir de um levantamento realizado por toda equipe.

O Gabinete de Gestão de Crises, criado para tratar das demandas em consequência das fortes chuvas do último final de semana, reuniu-se mais uma vez nesta terça-feira, dia 29, para discutir os levantamentos realizados por toda a cidade. Os pontos considerados mais críticos são a região do bairro Santa Rita (tendo um cuidado especial com as casas atingidas na Rua Francisco Moreira), o encontro entre as ruas João Pinheiro e Capitão Serafim, no bairro Santa Efigênia; e próximo ao Alto do Cristo. Outros locais por todo o município também foram mapeados e receberão atenção da Prefeitura de Itabirito

O Gabinete debateu ações técnicas, assistenciais e jurídicas, avaliando as possibilidades e limites da atuação do poder executivo municipal. Os levantamentos foram discutidos e novas ações foram determinadas pelo prefeito Orlando Caldeira para cada caso, atribuindo tarefas às secretarias de Obras, Urbanismo, Segurança e Trânsito, Meio Ambiente, Transporte, Administração, Fazenda, Planejamento, Saúde, Assistência Social e Comunicação; além da Controladoria, da Procuradoria Jurídica e do Saae. “Temos que fazer o nosso trabalho como servidores”, destacou Orlando Caldeira.

Criação do Gabinete de Gestão de Crise

Na manhã desta segunda-feira, 28, a Prefeitura de Itabirito criou um Gabinete de Gestão de Crises, para melhor solucionar as conseqüências causadas pelas fortes chuvas no último final de semana. “O volume de água e o granizo foram acima do esperado pela Defesa Civil. Então, desde o dia 26, as equipes trabalham 24 horas para resolver os problemas que surgiram em Itabirito”, explica Orlando Caldeira, prefeito de Itabirito. “Limpamos toda a cidade em tempo recorde, estamos dando assistência às famílias atingidas e fazendo obras de prevenção por toda a cidade. Então, com o Gabinete, também vamos focar na gestão estratégica para evitar que a população não tenha mais transtornos”, completa o chefe do Executivo.

O prefeito de Itabirito explica que a Defesa Civil, o diretor-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e as lideranças da Prefeitura estão registrando os problemas decorrentes das fortes chuvas. Cada integrante está sendo dividido por áreas de especialidade e de ação na cidade. Como resultado dessa iniciativa, a equipe está elaborando definindo o melhor atendimento aos casos mais críticos.

Desde o dia em que a cidade foi atingida, Prefeitura, cidadãos e empresas locais se mobilizam para solucionar problemas como o abastecimento de água, obstrução de vias e o excesso de lama em ruas e moradias. “Todos nós somos prefeitos de Itabirito. A população pode ajudar a Prefeitura, mostrando aquilo que precisa de atenção e passando informações sobre as condições dos locais antes de serem afetados pelas chuvas”, afirma Orlando Caldeira.

O Gabinete elaborou o Decreto 12.888/2019, que declara emergência no município e o encaminhou, junto com o parecer 65/2019 da Defesa Civil, ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. A partir daí, a Prefeitura deve conquistar recursos do orçamento do Estado e da União, atendendo à orientação do Tribunal de Contas do Estado, para a realização de contratações emergenciais, sem licitações, como previsto na Lei 8.666/93.

Sair da versão mobile