Início Especiais Oriente Médio Governo de Assad ‘chega ao fim’, após ofensiva rebelde na capital da...

Governo de Assad ‘chega ao fim’, após ofensiva rebelde na capital da Síria, Damasco

Assad deixou o país

O presidente sírio teria deixado Damasco ainda neste sábado (7), mas até o momento, não há confirmação oficial sobre essa informação.

A situação na Síria se agravou com novas informações sobre avanços de grupos militantes e mudanças políticas em meio ao conflito.
Em meio a esses desdobramentos, surgem rumores sobre a saída do presidente Bashar al-Assad do país, que governou a Síria por 24 anos.
De acordo com fontes consultadas pela agência de notícias Reuters e outros meios internacionais, o presidente sírio teria deixado Damasco ainda neste sábado (7), mas até o momento, não há confirmação oficial sobre essa informação.
Meios locais, como a Al Jazeera, confirmaram a presença dos militantes na capital síria desde a madrugada deste domingo (8), que assumiram o controle da prisão de Saydnaya, uma das maiores do país, e libertaram todos os presos.
O Aeroporto Internacional de Damasco suspendeu suas operações e todo o seu pessoal foi desalojado.
A Al Jazeera também relatou que o Exército sírio abandonou o centro da cidade, enquanto grupos armados opositores ocuparam o prédio da televisão nacional do país.

Rússia

Assad deixou cargo presidencial e Síria, instruindo transferência pacífica de poder, diz MRE russo
Segundo o Ministério das Relações Exteriores da Rússia, o ex-presidente da Síria, Bashar al-Assad, negociou com a oposição armada que deixaria a presidência e sairia do país.
“Como resultado das negociações entre Assad e vários participantes do conflito armado no território da Síria, ele decidiu renunciar à presidência e deixou o país, instruindo uma transferência pacífica de poder”, diz o comunicado.

Sair da versão mobile