Início Educação IFMG Ouro Preto aplica provas da 1ª fase da OBMEP amanhã

IFMG Ouro Preto aplica provas da 1ª fase da OBMEP amanhã

IFMG anuncia abertura dos editais para o Processo Seletivo 2025
Campus IFMG Ouro Preto

O campus Ouro Preto do IFMG já está preparado para sediar as provas da primeira fase da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) amanhã,dia 4 de junho.

Organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), essa competição científica de grande relevância atrai anualmente mais de 18 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, de diferentes instituições de ensino.

Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA, destaca a crescente importância das olimpíadas de conhecimento como indicadores de desempenho acadêmico, inclusive em processos seletivos para cursos superiores, como o IMPA Tech.

A competição premiará um total de 8.450 medalhas nacionais, com 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 51 mil certificados de menção honrosa.

Os estudantes premiados nacionalmente terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece uma bolsa de R$ 300 para participantes de escolas públicas.

No IFMG – campus Ouro Preto, os alunos que participarem da primeira fase receberão 2,0 pontos extras na disciplina de Matemática na primeira etapa letiva do ano letivo de 2024, como forma de incentivo à participação nesta 19ª edição da OBMEP.

Em comemoração aos 100 anos dos cientistas Johanna Döbereiner e César Lattes, a olimpíada deste ano busca inspirar vocações para a pesquisa no Brasil.

A competição é dividida em duas fases, com provas objetivas e discursivas, adaptadas ao nível de escolaridade dos participantes nos Níveis 1 (6º e 7º anos), 2 (8º e 9º anos) e 3 (Ensino Médio).

A divulgação dos aprovados para a segunda etapa está prevista para 2 de agosto, e os premiados serão anunciados em 20 de dezembro.

A OBMEP representa uma oportunidade única para os estudantes demonstrarem seu talento matemático e se destacarem no cenário acadêmico nacional.

Sair da versão mobile