Início Educação Institutos Federais mineiros implantarão laboratório maker em 90 escolas do Estado

Institutos Federais mineiros implantarão laboratório maker em 90 escolas do Estado

IFMG, IFSul de Minas e IFNMG uniram forças e tiveram sua proposta aprovada no Programa Mais Ciência na Escola, garantindo um investimento total de R$ 9 milhões. Essa parceria promete impulsionar ainda mais a pesquisa e a inovação nessas instituições de ensino.

Institutos Federais mineiros implantarão laboratório maker em 90 escolas do Estado
Programa Mais Ciência na Escola

Os Institutos Federais de Minas Gerais – IFMG, IFSul de Minas e IFNMG – comemoram a aprovação do projeto “De Norte a Sul, mais ciência e tecnologia nas Minas Gerais”, submetido em parceria na chamada nº 13/2024 – CNPq/MCTI/FNDCT do Programa Mais Ciência na Escola.

Fruto da colaboração entre os ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), com a coordenação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a iniciativa visa revolucionar a educação básica, promovendo um futuro científico digital inclusivo e inovador para os estudantes.

Com um investimento de R$ 9 milhões, o projeto contempla a instalação de laboratórios maker em 90 escolas, que oferecem os anos finais do ensino fundamental, em 30 municípios de Minas Gerais, abrangendo diversas regiões do estado.

Algumas escolas de tempo integral foram selecionadas, com o intuito de incentivar o letramento digital e o desenvolvimento de habilidades tecnológicas em áreas com desafios no acesso a recursos educacionais avançados.

Confira a lista de escolas contempladas dentro da área de abrangência do IFMG

  • ESCOLA MUNICIPAL JOSE MONTEIRO DE CASTRO – CONGONHAS
  • ESCOLA MUNICIPAL FORTUNATA DE FREITAS JUNQUEIRA – CONGONHAS
  • ESCOLA MUNICIPAL MICHAEL PEREIRA DE SOUZA – CONGONHAS
  • ESCOLA MUNICIPAL ROSÁLIA ANDRADE DA GLÓRIA – CONGONHAS
  • ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR LUIZ CARLOS GOMES BEATO – CONSELHEIRO LAFAIETE
  • ESCOLA MUNICIPAL MERIDIONAL – CONSELHEIRO LAFAIETE
  • ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR DORIOL BEATO – CONSELHEIRO LAFAIETE
  • ESCOLA MUNICIPAL DOM LUCIANO PEDRO MENDES DE ALMEIDA – MARIANA
  • COLÉGIO MUNICIPAL JOÃO XXIII – OURO BRANCO
  • ESCOLA MUNICIPAL LIVREMENTE – OURO BRANCO
  • ESCOLA MUNICIPAL OSWALDO CRUZ – OURO BRANCO
  • ESCOLA MUNICIPAL RAIMUNDO CAMPOS – OURO BRANCO
  • ESCOLA MUNICIPAL ANÍBAL MACHADO – SABARÁ
  • ESCOLA MUNICIPAL GABRIELA LEITE ARAÚJO – SABARÁ
  • ESCOLA MUNICIPAL ORDÁLIA FERREIRA CAMPOS – SABARÁ
  • ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ROSALINA ALVES NOGUEIRA – SABARÁ
  • ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA IRENE PINTO – SABARÁ
  • ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARITA DIAS – SABARÁ • CIEP MUNICIAL PADRE MARIO GERLIN – BAMBUÍ
  • ESCOLA MUNICIPAL ARLINDO DE MELO – FORMIGA
  • ESCOLA MUNICIPAL PADRE EULÁLIO LAFUENTE ELORZ – GOVERNADOR VALADARES
  • ESCOLA MUNICIPAL ALTINA OLÍVIA GONÇALVES – IPATINGA
  • ESCOLA MUNICIPAL ARTUR BERNARDES – IPATINGA
  • ESCOLA MUNICIPAL CHIRLENE CRISTINA PEREIRA – IPATINGA
  • ESCOLA MUNICIPAL DEOLINDA TAVARES LAMEGO – IPATINGA
  • ESCOLA MUNICIPAL EVERSON MAGALHÃES LAGE – IPATINGA
  • ESCOLA MUNICIPAL MÁRCIO ANDRADE GUERRA – IPATINGA
  • ESCOLA MUNICIPAL NELCINA ROSA DE JESUS – IPATINGA
  • ESCOLA MUNICIPAL PADRE CÍCERO DE CASTRO – IPATINGA
  • ESCOLA MUNICIPAL ZÉLIA DUARTE PASSOS – IPATINGA

Trabalho de equipe

O projeto final, desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores e gestores dos Institutos Federais de Minas Gerais, Sul de Minas e Norte de Minas Gerais, foi aprovado em um ambiente altamente competitivo, considerando que o edital permitia apenas uma proposta por estado.

“Apresentamos uma proposta de alta qualidade técnica, sólida e abrangente. A aprovação é fruto de um trabalho árduo e da expertise dos colegas pesquisadores que fizeram parte da equipe, além da excelente colaboração entre as equipes gestoras de cada Instituto Federal”, avalia o coordenador estadual do projeto, professor Cleiton Martins.

Ele ressalta: “Com foco no ensino fundamental, a proposta tem como objetivo proporcionar aos professores das escolas do interior do Estado a oportunidade de realizar aulas práticas, científicas e com o uso de diversas tecnologias”.

Ainda segundo Cleiton, o ponto forte do programa é não apenas a instalação do laboratório maker, mas também a capacitação de professores e funcionários das escolas públicas para garantir a continuidade do uso do espaço em aulas e projetos, bem como a realização de olimpíadas ou feiras de ciência e tecnologia.

Foi divulgado o edital 641/2024 do IFMG, com o objetivo de selecionar servidores para atuarem como Apoio Técnico em Extensão no Programa Mais Ciência na Escola. Confira aqui o edital.

Sair da versão mobile