Início Cultura Patrimônio Matriz de Santo Antônio de Glaura está de portas abertas

Matriz de Santo Antônio de Glaura está de portas abertas

Comunidade do distrito de Ouro Preto volta às celebrações religiosas com entrega da segunda fase das obras de revitalização do patrimônio.

A terceira etapa consiste na recuperação de elementos artísticos que continuam paralelamente às atividades normais.

Os moradores de Glaura, devotos e turistas podem, a partir de agora, celebrar sua religiosidade mais plenamente com a entrega revitalizada da Matriz de Santo Antônio. Palco de celebrações, festividades e atrativo turístico, a obra teve concluída a segunda fase de sua reforma, o que permite as atividades normais. Um ato com presenças de várias autoridades e representantes da comunidade marcou o fim desta etapa da recuperação.

De acordo com o prefeito Angelo Oswaldo, a recuperação da Matriz teve investimento da Vale, em uma parceria com o Iphan e com a Prefeitura.
“A gente agradece a todos que nos ajudaram. Com a reabertura da nossa Matriz, as coisas começam a acontecer, a gente pode começar de novo com as festas tradicionais que são a festa de Santo Antônio e a festa de Nossa Senhora do Rosário. Sem a mobilização da comunidade e das autoridades, isso não teria acontecido”, disse o prefeito.
Os trabalhos foram iniciados em 2019 e divididos em três etapas: intervenção nas estruturas, durante sete meses; restauração da parte arquitetônica, durante um ano, e a terceira etapa, a dos elementos artísticos, que ainda não foi concluída.

Igreja sofreu danos pela ação do tempo e ficou longo período interditada, por obras, omissões e restauração.

Também presente, o gerente Executivo da Vale, Diogo Monteiro, destacou que “a Vale se orgulha por ter participado da restauração da Matriz de Santo Antônio, que é muito importante para o distrito de Glaura e também para a cultura do nosso Estado e o turismo da região”.

A superintendente do Iphan em Minas Gerais, Débora França, detalhou as etapas dos trabalhos: “ Somando as duas etapas, temos um investimento por volta de 5 milhões, fruto de um TAC (Termo de ajustamento de Conduta) entre o Iphan e a Vale. Ainda falta a terceira etapa, que é a dos elementos artísticos, o que não impede que a comunidade já comece a apropriar dessa igreja, então hoje é um dia de grande alegria”.
O ministro da Cultura, Gilson Machado Neto, ressaltou que a entrega da obra é importante por garantir a perenidade do equipamento que vai dinamizar a vocação que a região tem para o turismo histórico, cultural e religioso.
O evento foi abençoado pelo Padre Vander Sebastião Martins.

Foto: Ane Souz

Sair da versão mobile