A Prefeitura de João Monlevade, por meio do Programa Orçamento Participativo Escolar (OPE), distribuiu R$ 470 mil para investimentos em melhorias em 18 unidades da rede municipal de ensino.
Os recursos foram aplicados para atender às necessidades específicas de cada escola.
Elas incluem reformas, aquisição de materiais pedagógicos, equipamentos e melhorias na infraestrutura.
Todas as unidades fizeram intervenções nos ambientes internos e externos, com instalações de brinquedos, além de aquisições de utensílios como prateleira, toldos, grades, câmeras de segurança e outros.
Plantio de horta, lavanderia, telas de proteção em portas, pinturas, bebedouros, caixas de som, melhoria em muros e cercas, fazem parte das aquisições e serviços realizados.
Noutra linha, itens de tecnologia e conforto também foram implementados, com a aquisição de notebooks, kit robótica e cortinas blackout, além de ventiladores.
A melhoria na infraestrutura como manutenção de rede de esgoto e construção de parquinhos, balanços, além de uma casa na árvores foram iniciadas bem sucedidas nas unidades.
Biblioteca com móveis planejados, aquisição de livros, equipamentos esportivos e outros elementos de lazer, além de reformas de banheiros, compuseram um elenco de benefícios para crianças, servidores e comunidades atendidas.
Participação democrática no OPE
A secretária de Educação, Alda Fernandes, destacou que o OPE reforça a gestão democrática ao permitir que estudantes e profissionais da educação escolham os projetos prioritários para suas escolas. “O protagonismo dos estudantes foi fortalecido, assegurando ações democráticas e conscientes, com benefícios materiais e imateriais para a comunidade escolar. O OPE é essencial para a garantia de uma atmosfera cidadã e produz resultados eficazes, tanto materiais quanto imateriais, uma vez que aborda o respeito, a objetividade e a relevância da proposta.”, afirmou.
O prefeito Dr. Laércio Ribeiro reforçou o compromisso com a educação.
“Estamos criando escolas mais equipadas e acolhedoras para o desenvolvimento de nossas crianças e jovens.”
Já o vice-prefeito Fabrício Lopes destacou a personalização dos investimentos para atender às demandas específicas de cada comunidade escolar.
“Com o OPE, as escolas conseguem personalizar os investimentos e atender às suas demandas específicas. Isso é fundamental para construirmos uma educação de qualidade e alinhada às necessidades de cada comunidade escolar”, reforçou.
Em 2023, o OPE destinou R$ 419 mil a projetos educacionais, consolidando-se como um marco na história da educação de João Monlevade.