Início Vida Animal Ouro Preto recebe Castramóvel e vai estender serviços para os distritos

Ouro Preto recebe Castramóvel e vai estender serviços para os distritos

Prefeitura está em vias de remeter à Câmara um projeto de lei para a criação do conselho municipal de defesa animal.

Nova modalidade no município, unidade foi adquirida por intermédio de emenda parlamentar solicitada pela Associação Ouropretana de Proteção Animal.

No último sábado, 09 de julho, a Prefeitura realizou a cerimônia de entrega do castramóvel, na praça Tiradentes. A aquisição do veículo veio por emenda parlamentar por intermédio da Ong Aopa (Associação Ouropretana de Proteção Animal)

O Município possui política pública de controle populacional de cães e gatos e realiza castrações gratuitas na cidade e com o novo equipamento, poderá levar o serviço aos distritos, onde há demandas reprimidas.
“Para a saúde isso é de extrema importância para o controle da zoonoses, além de dar acessibilidade a população dos distritos para o cuidado com os animais. Agradeço muito aos que se envolvem com a causa animal”, disse o secretário de Saúde, Leandro Moreira, que lembrou também que o Município realiza a microchipagem de animais. A técnica colabora no reconhecimento dos tutores dos animais e no combate ao abandono dos pets.

Os representantes dos protetores independentes e das ongs falaram sobre a importância da aquisição do castramóvel, ressaltando que essa ação é benéfica não somente à saúde pública, mas também ao bem-estar animal, como ressaltou Adriana Santana, representante da Aopa.

A vice-prefeita Regina Braga e o secretário de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis, falaram que essa luta e construção de parcerias acontece desde que eram vereadores. “Demos um passo enorme no sentido da construção de uma luta e agradeço imensamente os militantes da causa animal”, afirma o secretário.

O prefeito Angelo Oswaldo lembrou que o castramóvel é a celebração de uma conquista, ampliando o serviço que a Secretaria de Saúde já presta e os trabalhos das Ongs. “A Prefeitura está em vias de remeter à Câmara um projeto de lei para a criação do conselho municipal de defesa animal, uma política pública para que haja mais clareza nas políticas públicas em relação à causa animal”, acrescentou.

Castração

Para ter acesso ao serviço de castração, o cidadão deve entrar no site da Prefeitura, acessar o portal da Unidade de Vigilância em Zoonoses, procurar pelo serviço de castração e preencher a ficha. O setor responsável entrará em contato para informar o dia e horário da castração.
Dhiordan Costa, coordenador do Controle Populacional de Cães e Gatos, explica que, para ser castrado, o animal precisa ter entre 5 meses a 8 anos.
Quando as ações de castração começarem nos distritos, a Prefeitura fará o aviso prévio da ação e um formulário para o preenchimento das vagas será disponibilizado.
Foto: Ane Souz

Sair da versão mobile