Muitas pessoas têm procurado os Postos de Identificação para fazer o novo modelo da Carteira de Identidade.
Mas a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) esclarece: não é preciso ter pressa.
“Desde a implementação da Carteira de Identidade Nacional (CIN) em Minas Gerais, a PCMG tem trabalhado incansavelmente para garantir o acesso de todos os cidadãos a este importante serviço. No entanto, um aumento no volume de solicitações devido a um falso alarme pode prejudicar aqueles que realmente necessitam urgentemente do documento”, ressalta a diretora do Instituto de Identificação, delegada Adriana de Barros Monteiro.
E isso está acontecendo em Itabirito.
No Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) , três servidores credenciados pela PCMG se revezam na confecção do documento. Contudo, devido à grande procura, há poucas vagas disponíveis.
“No ano passado emitimos mais de três mil carteiras de identidade. Todos os dias produzimos mais de 30 documentos. Ou seja, trabalhamos no máximo da nossa capacidade, mas, infelizmente, não conseguimos zerar a fila”, explica Rosanna Sousa, coordenadora do CAC.
Rosanna esclarece que seria de grande valia se as pessoas com a Carteira de Identidade válida esperassem um tempo para solicitar o novo modelo.
“Já temos agendamentos até novembro. Neste momento, precisamos priorizar quem precisa do documento com urgência. Por exemplo, muita gente chega aqui porque perdeu a carteira e precisa do documento para conseguir um emprego e até mesmo em caso de saúde. Precisamos deixar as vagas para essas pessoas e demais prioridades”, explica.
A coordenadora também explica sobre o grande número de pais que procuram o CAC.
“A obrigatoriedade de fazer a Carteira de Identidade é a partir dos 12 anos. Os pais não precisam correr para emitir o documento”, disse.
Engano na validade
Muita gente está correndo para fazer o documento por achar que a nova carteira será gratuita apenas em 2024, o que não é verdade.
“A primeira via da CIN é gratuita para qualquer cidadão, a qualquer momento, sem necessidade de urgência para requerê-la”, destaca Danielle Aguiar, Coordenadora da Divisão de Datiloscopia do Instituto de Identificação da PCMG.
Quem estiver precisando da nova carteira com urgência, deve procurar o CAC, com os documentos que comprovem a necessidade de prioridade.
O endereço é Travessa Dona Cristina, no bairro Santa Efigênia e o horário de atendimento é das 7h às 18h. Para dúvidas adicionais, o CAC Itabirito está disponível nos telefones: (31) 3561-1866 / (31) 3561-3435.
Foto: divulgação