A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, realizou nos dias 6 e 7 de outubro, na sede do Atelier de Artes Integradas, o Fórum Municipal de Cultura. O evento teve como objetivo debater a cultura local e traçar metas para o desenvolvimento permanente do segmento.
“O Fórum propiciou um importante diálogo com pessoas que atuam em diversos setores da classe artística, com propostas que nortearão as políticas públicas voltadas para a cultura no município. Estamos contentes em realizar essa escuta e tenho certeza de que boas propostas discutidas aqui no Fórum poderão ser executadas conforme a legalidade e o orçamento da pasta”, destaca a secretária de Patrimônio Cultural e Turismo, Junia Melillo.
Com a participação de representantes da classe artística, o evento apresentou um panorama da cultura local e discutiu temas a partir de cinco eixos e grupos de trabalho: participação e institucionalização de políticas culturais; fomento e economia da cultura; patrimônio e memória; formação e educação cultural; acesso, democratização e diversidade.
“O diálogo com os agentes culturais do município é o ponto mais importante do Fórum. Na perspectiva de que a cultura é feita por todos, mediar a conversa entre poder público e sociedade civil é dever do Conselho. Fico muito feliz de participar e contribuir com a organização desse momento junto com os demais conselheiros”, destaca o presidente do Conselho de Políticas Culturais, Filipe Nolasco.
As discussões temáticas foram mediadas por Andressa Iza Gonçalves, coordenadora do Museu da Oralidade e conselheira estadual de Cultura, e culminaram na elaboração de um documento que será apresentado aos poderes Executivo e Legislativo a fim de nortear a implantação de políticas públicas culturais em Itabirito. Na sexta-feira, fechando a programação do Fórum, ocorreu um duelo de MCs locais.