As obras do Programa Criando Caminhos, uma parceria da Vale com o poder público municipal, devem iniciar no dia 23 de junho, próxima quarta, em São Gonçalo do Rio Abaixo.
A estrada do Gabriel, na zona rural do município, foi escolhida para receber a pavimentação vicinal que utiliza, em sua composição, areia proveniente do tratamento de rejeito do minério de ferro da Mina Brucutu da Vale.
Devido a essas obras no trecho, todo o trânsito está desviado desdesegunda-feira, 21, passando pela região de Mato Danta.
As intervenções devem durar cerca de três meses e contarão com o suporte técnico da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) do campus Itabira.
Os servidores municipais também foram capacitados, no mês de abril, sobre a metodologia e aplicação do revestimento, desenvolvido pela Vale e Unifei.
Esta primeira etapa das obras do Criando Caminhos é experimental e envolve os municípios de São Gonçalo do Rio Abaixo, Caeté, Barão de Cocais e Rio Piracicaba.
A pavimentação, cujos testes demonstraram qualidade superior à cobertura de estradas de terra com uso de cascalho ou brita, será monitorada por seis meses.
Estrada foi preparada pela equipe da prefeitura para receber projeto experimental.