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Projetos que criam a Ouvidoria da Câmara e Agente de Contratações são aprovados em João Monlevade

Aprovação não foi unânime

A proposta é que o cargo de Ouvidor seja de recrutamento limitado, isto é, pode ser ocupado por pessoa nomeada pelo presidente, entre os servidores já concursados da Câmara.

Os vereadores da Câmara de João Monlevade aprovaram em segundo turno o projeto de lei 1.403/2023, de iniciativa da Mesa Diretora.
Ele cria o cargo de Ouvidor no âmbito do Legislativo Municipal, altera a Lei n° 1969, de 21 de novembro de 2011, e dá outras providências.
A matéria recebeu emenda apresentada pelos vereadores Revetrie Teixeira (MDB), Belmar Diniz (PT), Gustavo Maciel (Podemos) e Thiago Titó (PDT).
Assim, a emenda altera a forma de contratação do profissional que atuará como Ouvidor.
A proposta é que o cargo seja de recrutamento limitado, isto é, pode ser ocupado por pessoa nomeada pelo presidente, entre os servidores já concursados da Câmara.

Posições dos vereadores

Votaram contrário a emenda Pastor Lieberth (União), Tonhão (Cidadania) e Gustavo Prandini (PTB).
Já o projeto recebeu voto contrário dos vereadores Tonhão e Gustavo Prandini. O vereador Marquinho Dornelas (PDT) justificou ausência na reunião.

Após a votação do projeto, Tonhão justificou seu voto contrário alegando que não há demanda na Casa para a criação do cargo.
Entretanto, o vereador Belmar Diniz destacou que a aprovação do projeto é mais um avanço do Legislativo.

O presidente Fernando Linhares (União) agradeceu a aprovação da proposta e ressaltou a importância do Projeto.
“A Ouvidoria vai contribuir para o melhor andamento dos trabalhos da Casa. Iremos buscar todo o aparato para estruturar, em um futuro breve, a instalação da Ouvidoria. Parabenizo os parlamentares pela apresentação da emenda. Tenho certeza de que iremos encontrar um bom profissional, dentre os servidores da Casa, para exercer a função de ouvidor”.

A Ouvidoria da Câmara irá atuar fazendo a interlocução entre o poder Legislativo, o cidadão e a sociedade.
O profissional ficará responsável por receber reclamações, denúncias, sugestões, elogios e quaisquer outras manifestações referentes ao funcionamento e os serviços da Câmara.
Após isto, o profissional irá encaminhar aos órgãos de controle e correição da Casa, as denúncias e reclamações referente aos vereadores, servidores ou as atividades do Legislativo, bem como propor medidas para sanar as violações, as ilegalidades e os abusos constatados.

Presença do Ouvidor da Prefeitura de Belo Horizonte

No início da reunião, atendendo a um pedido do presidente da Casa, Fernando Linhares, o Ouvidor da Prefeitura de Belo Horizonte, Gustavo Nassif, e o docente colaborador do Instituto de Defesa da Cidadania e Transparência, Breno Barbosa Cerqueira Alves, estiveram no Legislativo para falar das atribuições, responsabilidades, prerrogativas e importância da implantação da Ouvidoria na Câmara, bem como esclarecer dúvidas dos parlamentares.

Nassif, que também é presidente do Instituto de Defesa da Cidadania e Transparência, iniciou sua fala parabenizando a Casa pela tramitação da proposta e destacando a sua importância.
“Só pela iniciativa, vocês merecem palmas. Vocês estão criando para a população um espaço para que o cidadão possa fazer suas reivindicações sobre os serviços do poder público e do funcionamento da Câmara, seja por meio eletrônico, presencial ou por telefone”.

Canal da população

Ele falou ainda da sua experiência frente a duas Ouvidoria no Estado e há 7 anos como Ouvidor da Prefeitura de BH.
Segundo ele, o órgão recebe cerca de 50 mil reclamações por ano.
“Nosso trabalho é para fazer uma governança de serviços, fazendo com que a Administração Pública sirva cada vez melhor a sociedade. Este é o papel da Ouvidoria. Vocês estão saindo a frente de muitas Câmaras Municipais que ainda não tramitaram e votaram a criação do órgão”.
Por sua vez, Breno Cerqueira, também destacou a importância da implantação da Ouvidoria na Câmara e parabenizou os parlamentares pela iniciativa.
Ele ressaltou que a implantação da Ouvidoria está regulamentada e inserida na Constituição Federal, que trata sobre os princípios da Administração Pública.
“O papel da Ouvidoria não se confunde com o papel do vereador. O parlamentar está habilitado a discutir políticas e prioridades de interesse da população, sendo a voz da população. Já a Ouvidoria coleta informações sobre a prestação dos serviços públicos.

Breno, que também é Auditor da Controladoria Geral da União, enfatizou a importância da Ouvidoria.
“A Ouvidoria é um canal adequado para que a população leve ao conhecimento da Administração Pública, estas situações. O órgão possui três principais funções: de controle, participação e de informações para tomada de decisões. Tudo na busca de solucionar os problemas apresentados”.

Agente de Contratações

Ainda na reunião, foi aprovado o substitutivo ao projeto de lei 1.404/2023, de iniciativa da Mesa Diretora, que dispõe sobre a função de agente de contratação.
A proposta inicial, previa a transformação do cargo de Agente Parlamentar I – Setor de Licitações Compras e Contratos no cargo de Agente de Contratação.
O substitutivo foi apresentado pelos vereadores Belmar Diniz, Gustavo Maciel e Thiago Titó.
Segundo a matéria, a função gratificada de agente de contratação é para atender ao disposto na Lei Federal 14.133/2021, competindo-lhe tomar decisões, acompanhar o trâmite da licitação, dar impulso ao procedimento licitatório e executar quaisquer outras atividades necessárias ao andamento do certame até a homologação.

Foto: Acom/CMJM

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