Início Mundo Rússia apela para um cessar-fogo imediato em Nagorno-Karabakh

Rússia apela para um cessar-fogo imediato em Nagorno-Karabakh

Movimentação de tropas foi intensa na região nesta manhã de domingo e apelos para evitar propagação do conflito aumentam. Ânimos para a guerra estão elevadíssimos. Foto: Vatican News.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia apelou para que as partes cessem as hostilidades imediatamente e iniciem negociações para estabilizar a situação em Nagorno-Karabakh.

O governo russo expressa preocupação com a escalada da tensão na linha de contato em Nagorno-Karabakh, apelando para um cessar-fogo imediato.

“De acordo com as informações de que dispomos, a situação em Nagorno-Karabakh se agravou drasticamente. Ao longo da linha de contato ocorrem intensos disparos de ambos os lados. Há informações sobre perdas”, afirma um comunicado do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
Anteriormente, o Ministério da Defesa da Armênia informou que as forças do país abateram dois helicópteros e três drones do Azerbaijão na zona de conflito de Nagorno-Karabakh, adicionando que o “inimigo sofreu baixas e perdeu material”.

Por sua vez, o Exército do Azerbaijão anunciou que ao menos 12 sistemas de mísseis da defesa antiaérea da Armênia haviam sido destruídos, e que lançaria uma contraofensiva “em toda a linha de frente”.

Após o conflito, o presidente da república não reconhecida de Nagorno-Karabakh decretou a lei marcial no território, além de uma mobilização geral.

Papa Francisco reza pela paz no Cáucaso e por um caminho de diálogo

Papa pediu diálogo e negociações e o não uso de armas e tropas para solucionar os conflitos, durante audiência dominical realizada nesta manhã (27). Foto: Vatican News


No final do Angelus deste domingo (27), o pensamento e a oração do Papa foram pela paz entre a Armênia e o Azerbaijão, após os violentos confrontos. Pela manhã, em audiência, Francisco encontrou o Patriarca Karekin II, Catholicos de todos os armênios.
“Rezo pela paz no Cáucaso e peço às partes em conflito que façam gestos concretos de boa vontade e fraternidade que possam levar à solução dos problemas, não através do uso da força e das armas, mas pelo diálogo e as negociações. Rezemos juntos, em silêncio, pela paz no Cáucaso.”

As tensões na região


A tensão naquela região é alta entre a Armênia e o Azerbaijão, com confrontos entre o exército do país e os armênios locais na conturbada região de fronteira de Nagorno-Karabakh. Os combates, segundo reporta a mídia local, começaram ao amanhecer deste domingo (27), causando um número ainda incerto de vítimas.

Sair da versão mobile