Início Especiais Guerra na Ucrânia Rússia capturou outra cidade-chave e avança na conquista de Lugansk, no leste...

Rússia capturou outra cidade-chave e avança na conquista de Lugansk, no leste da Ucrânia

A Rússia já controla metade da outra província que forma o Donbass, Donetsk, ao sul de Lugansk.

Lisichansk foi capturada pelo exército russo e por separatistas pró-russos que proclamaram em Lugansk uma república popular reconhecida pela Rússia desde antes da guerra.

A Rússia informou neste domingo que capturou a última grande cidade desocupada na província de Lugansk, no leste da Ucrânia, após semanas de combates e no quinto mês de sua ofensiva na Ucrânia, uma conquista crucial para seu objetivo de conquistar toda a região de Donbass.

A tomada de Lisichansk dá à Rússia o controle de toda a província de Luhansk, uma das duas que compõem o Donbass, disse o ministro da Defesa russo ao presidente Vladimir Putin durante uma reunião, disse o Ministério da Defesa em comunicado.

Horas depois, ataques de artilharia russa mataram seis pessoas e atingiram áreas residenciais nas duas únicas cidades de Donbass ainda ocupadas pela Ucrânia, que a Rússia agora deve tentar conquistar.

Também neste domingo, as autoridades russas denunciaram um ataque ucraniano com vários mísseis que deixou quatro mortos na cidade russa de Belgorod, na fronteira com a Ucrânia e alvo de atentados anteriores.

O ministro Sergei Shoigu disse que Lisichansk foi capturada pelo exército russo e por separatistas pró-russos que proclamaram em Lugansk uma república popular cuja independência foi reconhecida pela Rússia dias antes de invadir a Ucrânia em 24 de fevereiro.

Forças separatistas russas e pró-russas “estabeleceram controle total sobre a cidade de Lisichansk”, disse Shoigu. A tomada de Lisichansk constitui “a libertação da República Popular de Luhansk”, acrescentou.

O anúncio veio após semanas de combates e bombardeios em Lisichansk. No último fim de semana, a Rússia conquistou a cidade vizinha de Severodonetsk também após semanas de ofensiva.

Depois de retirar suas tropas dos arredores de Kyiv no final de março, o exército russo partiu em abril para conquistar Donbass, uma região de maioria de língua russa na fronteira com a Rússia. O território é o coração industrial e mineiro da Ucrânia.

A tomada de Lisichansk libera unidades russas para avançar em direção a Sloviansk e Kramatorsk, as últimas grandes cidades do Donbass controladas pela Ucrânia, ambas em Donetsk. A Ucrânia não confirmou imediatamente a queda de Lisichansk.

Horas após o anúncio da Rússia, seis pessoas foram mortas e outras 15 ficaram feridas em ataques russos em Sloviansk , disse a porta-voz do governo da província de Donetsk, Tetiana Ihnatchenko, ao canal de notícias público Suspilne.

Sloviansk abriga o quartel-general das forças ucranianas no Donbass e fica a 16 quilômetros ao norte de Kramatorsk, a capital administrativa da região. Em Kramatosk, foguetes russos caíram hoje pelo segundo dia consecutivo, disse o prefeito Oleksandr Goncharenko.

Os ataques atingiram uma área residencial e um hotel abandonado e não causaram vítimas, escreveu ele no aplicativo de mensagens Telegram.

O governo ucraniano disse que a Rússia ainda não está no controle total de Lisichansk, embora não tenha dado detalhes sobre quais partes da cidade as forças ucranianas controlam.
Horas antes, o governador de Lugansk, Sergii Gaidai, havia dito que as forças ucranianas estavam reforçando suas posições na cidade e que havia combates sangrentos.

Foto: AFP e Dw

Sair da versão mobile