Início Cidades Santa Bárbara Santa Bárbara celebra seus bens imateriais em encontro na Casa da Cultura

Santa Bárbara celebra seus bens imateriais em encontro na Casa da Cultura

Preservação de conhecimentos

Evento reuniu detentores de saberes tradicionais, estudantes e a comunidade santa-barbarense, que preservam conhecimentos e tradições, como a cavalhada de Brumal.

Na sexta-feira (6), a Casa da Cultura de Santa Bárbara foi palco de um evento dedicado à valorização dos bens imateriais do município.

Uma roda de conversa reuniu detentores de saberes tradicionais, estudantes e a comunidade, com o objetivo de promover conhecimento sobre os modos de fazer, expressões e celebrações que integram o rico patrimônio cultural local.

O município possui um legado reconhecido por meio do registro de bem patrimonial imaterial, que abrange o modo de fazer bonecas de palha, a Banda Corporação Musical Santo Antônio, a Festa de Santo Antônio, a Cavalhada de Brumal e o teatro religioso “Os Passos da Agonia”.

Entre os participantes do evento estavam Maria Lúcia, guardiã do saber sobre as bonecas de palha, e Isabel, representante da Corporação Musical Santo Antônio.

Ambos compartilharam suas histórias e vivências, fortalecendo o diálogo sobre a preservação das tradições culturais do município.

O evento também contou com a apresentação de trabalhos realizados ao longo de 2024 pelos alunos do 9º ano da rede municipal de ensino, que exploraram a importância dos bens imateriais locais.

As produções, que incluíram maquetes, pesquisas e registros fotográficos, foram exibidas ao público participante, reforçando o protagonismo juvenil na valorização do patrimônio cultural.

Além disso, os alunos do 8º e 9º anos da Escola Municipal Adélia Hosken Ayres, receberam certificados de conclusão do curso de Monitores de Turismo Mirins, iniciativa que capacita jovens para atuar como multiplicadores do conhecimento cultural e histórico da cidade.

Sair da versão mobile