Início Cidades Santa Bárbara Santa Bárbara no Seminário Internacional de Gerenciamento de Resultados nos Governos Subnacionais

Santa Bárbara no Seminário Internacional de Gerenciamento de Resultados nos Governos Subnacionais

Na ocasião, representado pelo Chefe do Executivo, Município esteve presente em uma mesa de diálogo junto a um prefeito guatemalteco e uma prefeita equatoriana. Evento, que já foi sediado por países como Argentina e México, aconteceu pela primeira vez no Brasil.

O “XII Seminário Internacional da Rede de Gerenciamento de Resultados nos Governos Subnacionais da América Latina e do Caribe”, aconteceu esta semana, em Belo Horizonte, com a presença do município de Santa Bárbara. A finalidade do evento foi incentivar o diálogo e a análise de práticas governamentais inovadoras e debater temas como o planejamento de programas e projetos; orçamento e investimento público; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); colaboração cidadã; inovação pública, dentre outros pontos. 

O prefeito, Leris Felisberto Braga, representou o município em uma mesa de diálogo, intitulada Desafios Políticos da Gestão para Resultados nos Governos Subnacionais da América Latina. Chefe do Executivo pautou a importância da profissionalização da gestão e os pilares da governança pública como estratégia para produzir resultados à sociedade.

Junto a ele no debate, estiveram Miguel Ovalle, prefeito de Salcajá, na Guatemala, e Johana Núñez, prefeita da província de Santo Domingo de los Tsáchilas, no Equador. A discussão acerca do assunto teve como facilitador o secretário-executivo da Comunidade de Profissionais e Especialistas da América Latina e do Caribe em Gestão para Resultados do Desenvolvimento (COPLAC-GpRD) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Roberto García-López.  

Desenvolvimento Sustentável

A COPLAC-GpRD do BID, entendendo que o desenvolvimento sustentável da nossa região está relacionada a necessidade dos governos estarem orientados para obtenção de melhores resultados, promove há vários anos a abertura de espaços para o diálogo e a análise de práticas governamentais inovadoras e da cocriação cidadã, a fim de enfrentar os obstáculos de desenvolvimento das cidades, municípios, províncias e estados da América Latina e do Caribe. 

O seminário foi voltado para especialistas, gestores e técnicos do poder público, inseridos em uma programação que envolveu oficinas e sessões temáticas, com a finalidade de promover a troca de experiências e o compartilhamento de boas práticas de gestão.

A iniciativa é parte do compromisso do Governo de Minas, por meio da Fundação João Pinheiro, com o BID, através da COPLAC-GpRD, numa busca por disseminar os aspectos operacionais e a implementação da gestão para resultados, colaborando, assim, com o desenvolvimento das populações latino-americanas. 

Sair da versão mobile