A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo continua trabalhando em ações de prevenção combate à Dengue.
E, também na conscientização da população na tarefa para eliminar os focos do transmissor da doença, o mosquito Aedes aegypti.
Através da Vigilância em Saúde (Visa), essas ações estão sendo intensificadas neste mês de dezembro.
Ela foi necessária após notificação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) alertando para o risco de surto ou epidemia devido a detecção do Vírus da Dengue sorotipo 3 em residente do Estado.
Importante destacar que a possível reintrodução do DENV-3 no território, somado ao expressivo número de indivíduos suscetíveis, torna o cenário epidemiológico propício ao aumento da transmissão de dengue neste período.
Pesquisa preocupante
Em São Gonçalo, de acordo com a Visa, o Índice de Infestação Predial (IIP) obtido, foi de 2,18 no mês de novembro, classificado como situação de alerta.
Este índice é medido através da LIRAa, levantamento para a obtenção rápida de indicadores entomológico que permite conhecer a distribuição do aedes aegypti.
Com esse quadro, foram intensificadas ações de prevenção e combate com as visitas aos domicílios pelos agentes de endemias.
Busca-se a eliminação dos criadouros predominantes passíveis de remoção identificados pelo LIRAa, o tratamento de focos em situações em que os depósitos não possam ser removidos e a realização de mutirões de combate à Dengue.
Estas ações foram reiniciados na última semana.
As equipes realizaram limpeza de lotes, de quintais entre os locais com acúmulo de entulho, retirada de lixo e possíveis criadouros do mosquito transmissor.
Prevenção e luta no combate
Com ações simples, cada um pode ser um agente no combate à dengue, procurando evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Podemos eliminar seus potenciais criadouros com ações simples.
Uma delas é colocar telas em portas e janelas. Outra é jogar fora objetos em desuso, deixando o quintal sempre limpo.
É importante lembrar de sempre tirar a água dos pratos de plantas, colocar garrafas vazias de cabeça para baixo, tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água limpa.
As ações em mutirões começaram no último de 13, no Bairro Guanabara e teve continuidade no dia seguinte, desta vez no Bairro Vale do Sol.
Nesta semana, eles prosseguirão nos dias 20 e 21, ainda no Bairro Vale do Sol, a partir das 08:30 às 16:00 horas.
Foto: divulgação e Dean Calma (ONU)