Início Cultura Arte Segunda edição do MARTE Festival aterriza em Ouro Preto

Segunda edição do MARTE Festival aterriza em Ouro Preto

Ouro Preto será cenário de um dos principais festivais de arte e tecnologia do Estado de Minas Gerais. A programação do MARTE Festival vem diversificada, que confere muita música com shows, muita arte com instalações, performances, intervenções, além de debates e palestras sobre a temática tecnologia. As ações acontecem de 25 a 28 de julho, alternando eventos na Praça Tiradentes e no Teatro Municipal Casa da Ópera.

Nesta segunda edição, o festival apropria-se da música como objeto central para a investigação de diversos temas como economia criativa, turismo, realidade aumentada e tecnologia.

Durante o festival, o Museu da Inconfidência receberá, pela primeira vez em sua história, um video-mapping, que é uma técnica de projeção que gera efeitos de movimento e em 3D na superfície, desde objetos pequenos a edifícios, de conteúdos audiovisuais, realizado pelo artista brasileiro radicado na Espanha, Ricardo Cançado (VJ Eletroiman).

As atrações musicais têm como destaque o cantor, compositor e instrumentista Curumin, indicado, em 2017, ao Grammy Latino como Melhor Álbum de Rock ou Alternativo em Língua Portuguesa, com o álbum Boca. Com um show inédito, traz as participações de nomes consagrados da música brasileira, como Tulipa Ruiz, Russo Passapusso e Anelis Assumpção.

A programação musical destaca também a figura feminina e recebe shows de artistas promissoras para o cenário nacional, como Maria Beraldo e Luiza Lian. Além dos shows de Lucas EstrelaATRLiseUaná SystemCongadarCraca & Dani NegaFelipe de OliveiraHenrique Rocoe e Joana Boechat.

O evento traz uma proposta de ocupar do tempo e do espaço utilizando a música como bússola em um contraste entre clássico e contemporâneo no centro histórico de Ouro Preto, um pouco mais da temática trabalhada na primeira edição do festival ocorrida em 2017, na cidade de Mariana. Tem a curadoria de Barral Lima, Carolina Daves, Erick Krulikowski, Fabiana Batistela e Henrique Roscoe.

O MARTE Festival é realizado pela UN Music em parceria com C de Andrade pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e tem apoio cultural da Prefeitura de Ouro Preto e o patrocínio da Claro.

Sair da versão mobile