Ouro Preto será cenário de um dos principais festivais de arte e tecnologia do Estado de Minas Gerais. A programação do MARTE Festival vem diversificada, que confere muita música com shows, muita arte com instalações, performances, intervenções, além de debates e palestras sobre a temática tecnologia. As ações acontecem de 25 a 28 de julho, alternando eventos na Praça Tiradentes e no Teatro Municipal Casa da Ópera.
Nesta segunda edição, o festival apropria-se da música como objeto central para a investigação de diversos temas como economia criativa, turismo, realidade aumentada e tecnologia.
Durante o festival, o Museu da Inconfidência receberá, pela primeira vez em sua história, um video-mapping, que é uma técnica de projeção que gera efeitos de movimento e em 3D na superfície, desde objetos pequenos a edifícios, de conteúdos audiovisuais, realizado pelo artista brasileiro radicado na Espanha, Ricardo Cançado (VJ Eletroiman).
As atrações musicais têm como destaque o cantor, compositor e instrumentista Curumin, indicado, em 2017, ao Grammy Latino como Melhor Álbum de Rock ou Alternativo em Língua Portuguesa, com o álbum Boca. Com um show inédito, traz as participações de nomes consagrados da música brasileira, como Tulipa Ruiz, Russo Passapusso e Anelis Assumpção.
A programação musical destaca também a figura feminina e recebe shows de artistas promissoras para o cenário nacional, como Maria Beraldo e Luiza Lian. Além dos shows de Lucas Estrela, ATR, Lise, Uaná System, Congadar, Craca & Dani Nega, Felipe de Oliveira, Henrique Rocoe e Joana Boechat.
O evento traz uma proposta de ocupar do tempo e do espaço utilizando a música como bússola em um contraste entre clássico e contemporâneo no centro histórico de Ouro Preto, um pouco mais da temática trabalhada na primeira edição do festival ocorrida em 2017, na cidade de Mariana. Tem a curadoria de Barral Lima, Carolina Daves, Erick Krulikowski, Fabiana Batistela e Henrique Roscoe.
O MARTE Festival é realizado pela UN Music em parceria com C de Andrade pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e tem apoio cultural da Prefeitura de Ouro Preto e o patrocínio da Claro.