Início Cidades Mariana Segunda etapa do Projeto Produtor de Águas já está em andamento em...

Segunda etapa do Projeto Produtor de Águas já está em andamento em Mariana

O projeto também promove ações de capacitação e oficinas de educação ambiental para a população e técnicos locais.

Ação ambiental está em curso nos distritos de Cachoeira do Brumado e Monsenhor Horta. Primeira fase foi realizada nos distritos de Águas Claras e Furquim.

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com o Instituto Espinhaço, deu início à segunda etapa do Projeto Produtor de Águas em Mariana. A ação é destinada à restauração ambiental e à preservação das nascentes nos distritos da Primaz de Minas.

Para essa segunda fase, os distritos atendidos serão Cachoeira do Brumado e Monsenhor Horta. O Instituto Espinhaço, responsável pelas ações de restauração ambiental, celebrou o novo Termo de Fomento com o Município de Mariana em março de 2022, prevendo a realização de plantio de mudas nativas, o cercamento da área e a construção de barraginhas para os produtores, com o objetivo de controlar erosões e proporcionar a infiltração da água de chuva na terra. Além disso, a princípio, está sendo realizado o primeiro contato e cadastramento das propriedades e produtores dos terrenos em Cachoeira do Brumado.

Um dos beneficiados pelo Produtores de Águas foi o Sr. Antonio, de 71 anos, que reconhece a importância dessa iniciativa, principalmente na conscientização das novas gerações. Pensando nisso, o projeto também promove ações de capacitação e oficinas de educação ambiental para a população e técnicos locais e estão sendo pensadas de acordo com as necessidades dos moradores do local.

Atividades

Iniciada em 2019, a primeira fase do programa foi um sucesso e atendeu propriedades rurais em Águas Claras e Furquim, protegeu e recuperou nascentes, Nas localidades, o projeto foi responsável no plantio de espécies nativas e no monitoramento e manutenção das áreas recuperadas. Ao todo, foram 100 hectares beneficiados.

Foto: Natália Santos

Sair da versão mobile