Em Santa Bárbara, a cerimônia foi realizada na quarta-feira (10) e teve a participação de membros do executivo, legislativo e da sociedade civil.
Durante o evento, foram empossados cinco titulares e cinco suplentes, incumbidas de zelar pelo bem-estar de crianças e adolescentes, tomando medidas de proteção conforme estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Os conselheiros eleitos desempenharão suas funções pelos próximos quatro anos.
Confira as Conselheiras Tutelares que tomaram posse para a gestão 2024 a 2027 no município: Luciene Evarista dos Santos Cruz, eleita com 92 votos; Viviane Aparecida Felipe dos Anjos, eleita com 91 votos; Adriana Aparecida dos Santos, eleita com 68 votos;. Adriele Ferreira de Morais, eleita com 64 votos e Paola Rodrigues, eleita com 54 votos.
Catas Altas
Os novos conselheiros tutelares de Catas Altas também tomaram posse na quarta-feira.
O processo de escolha envolveu desde a inscrição dos interessados, curso preparatório e avaliação psicológica até a votação democrática dos eleitores do município, resultando em cinco conselheiros (as) titulares e quatro suplentes.
Os conselheiros tutelares têm funções importantes, como prestar atendimento para crianças, adolescentes, pais e responsáveis, requisitar serviços públicos em todas as áreas, além de encaminhar casos ao Poder Judiciário e ao Ministério Público, quando necessário.
Foram empossados como conselheiros (as):
Titulares: Diego Augusto de Paulo Costa, Gisele Aparecida Pereira,Isabel Cristina Martins Ferreira da Silva, Juliana Gonçalves Barbosa e Priscila Rayane Gandra Camargos
Os suplentes são: Lidiane Cristina de Oliveira, Lilian Aparecida dos Santos Ferreira, Paloma Ariane de Oliveira e Noeme Lina Torres.
São Gonçalo do Rio Abaixo
Em São Gonçalo, na mesma data, em cerimôniai no Central Cultural, teve presença de autoridades municipais, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, ex-conselheiros tutelares, servidores e representantes da sociedade civil.
Os novos conselheiros foram eleitos no fim do ano passado.
São cinco titulares e cinco suplentes, com dedicação exclusiva, que devem atuar de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para desempenhar uma função estratégica: zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.
Durante o discurso, o prefeito Raimundo Nonato de Barcelos (Nozinho) destacou a importância da atuação do Conselho Tutelar na defesa dos direitos da criança e do adolescente.
“O crédito de confiança está sendo entregue a vocês através do Poder Público e estamos tranquilos e confiantes que darão o máximo de dedicação e empenho para facilitar e melhorar a vida de nossas crianças e jovens”, disse.
Foram empossados: Fernando José de Oliveira. Rhayane Myrely Costa Leite, Lucas Philip Oliveira, Daiana de Fátima Souza e Eva Aparecida da Silva Souza.
Foto: Acom e Daniel Cota/PSGRA