12º Circovolante – Encontro Internacional de Palhaços reuniu mais de 25 mil pessoas nas ruas de Mariana

Mais de 100 palhaços, de mais de 30 trupes nacionais e internacionais, espalharam arte e alegria em quatro dias de eventos

Foto Larissa Pinto
Publicidade _

Quem passou por Mariana (MG) entre os dias 13 e 16 de outubro sorriu e se emocionou com o Circovolante – 12º Encontro Internacional de Palhaços, um dos eventos mais importantes da arte da palhaçaria. Foram quatro dias de festival que contou com um público de mais de 25 mil pessoas. O evento marcou a retomada, com diversos espetáculos gratuitos, com mais de 100 palhaços de mais de 30 trupes nacionais e internacionais.  

Para além do evento,a Descentralização do Encontro ocorre todo ano, com o objetivo de levar cultura a locais com menos acesso. Este ano, já foram realizados 34 espetáculos em escolas públicas de distritos de Mariana. E de 6 a 30 de novembro, serão mais 18 apresentações.

Para Xisto Siman, palhaço e um dos organizadores do evento, foi um grande reencontro da cidade com os palhaços e com a alegria, um reencontro entre os palhaços e a plateia também. “Para vários palhaços, o último evento antes da pandemia foi o nosso e esta edição também representou a retomada, sendo o primeiro depois da pandemia. Superamos as expectativas e foi uma felicidade geral ver tanta troca e pessoas sorrindo pelas ruas de Mariana”, destacou.

Foto Lincon Zarbietti

A homenageada do Circovolante – 12º Encontro de Palhaços foi Jojoba, a palhaça de Jô Alves, que iniciou sua carreira com o Grupo Stronzo junto aos fundadores do Circovolante, Xisto Siman e João Pinheiro, em 1992. Em 2000 fundou o Clube Osquindô e a Cia. Lunática junto com Toninho Caiero, se dedicando às artes para a infância, à música e à palhaçaria.

“Mariana nasceu para viver esse encontro, que por sua vez nasceu com essa alegria incomparável de reunir pessoas, de homenagear o circo. É o sonho de todo artista ser reconhecido e homenageado assim. Para mim, vejo que também é uma homenagem para todas as palhaças, tantas que eu admiro tanto, por suas carreiras e o trabalho que desempenham”, ressalta Jô Alves, que participa do evento desde sua primeira edição e neste ano marcou a programação com música, dança, pernas de pau no cortejo, além de apresentação com amigos palhaços no Cabaré.

O Encontro começou na quinta-feira, dia 13, com a presença de Dedé Santana. O artista, inclusive, já foi homenageado do Circovolante em sua 4ª edição e desde então sempre se apresenta no festival. Até o domingo, dia 16, as ruas se encheram de famílias e apaixonados pela arte da palhaçaria, com oficinas diversas – de bolha de sabão a perna de pau – pessoas fantasiadas a cada esquina, dezenas de espetáculos e muita alegria e emoção.

A programação também contou com trupes argentinas como Sara Peper, Palhaço Tomate e Laguz; a colombiana Família Barmu e brasileiras de várias localidades como a Turma do Biribinha (AL), Irmãs Cola, Cia Suno, MB Circo, de São Paulo, Duo Morales, Teattro de Anônimo, do Rio de Janeiro, e, claro, várias trupes de Minas Gerais. 

Há mais de 10 anos o Circovolante é responsável por descentralizar a realização de eventos desse porte e cumpre um importante papel de valorizar a arte do circo e da palhaçaria, levando para as ruas momentos únicos de lazer, diversão e alegria, onde o público comparece e compartilha risadas.

O Circovolante – 12º Encontro Internacional de Palhaços foi realizado pelo Circovolante, Circo Paratodos e Ponto de Cultura Circovolante – Casa do Palhaço. Tem apoio da Prefeitura de Mariana, Fundação Renova e Cedro Mineração e parceria da Sociedade do Riso, MarianaTur e Passagem – Distrito Criativo. 

Publicidade