Foi realizada nessa quarta-feira, dia 10 de agosto, a abertura oficial da programação da 16ª Feira do Livro de Itabirito.
Neste ano o tema juventude foi o escolhido para a atividade, destacou a secretária de Patrimônio Cultural e Turismo, Junia Melillo.
“O livro e a literatura possuem pontos de sinergia com a juventude, estágio da vida em que descobrimos o mundo em suas várias nuances e em que começamos a nos sentir pertencentes a uma comunidade, tomando consciência das nossas responsabilidades”, disse.
Para o prefeito Orlando Caldeira, o projeto é fundamental para proporcionar às crianças a oportunidade de entrosamento com a prática da leitura, sendo um processo importante que leva a muitos sonhos e imaginações.
Programação
Durante todo o dia, o público pôde participar de atividades como contação de histórias com as autoras Eda Costa e Anna Lirah; lançamento do livro Campos Verdes, Vastos Pastos, com o autor Gabriel Almeida; e bate-papo com o autor Jorge Dikamba.
“A contação de histórias, em si, já é um resgate da nossa tradição. O povo da África tem o costume de sentar e contar histórias um para o outro. É preciso trazer um pouquinho dessa representatividade negra dentro da história, da literatura, da nossa ancestralidade. Isso é a formação desse país, da nossa cultura”, explicou Eda Costa.
A participação de alunos das escolas municipais foi destacada pela diretora das escolas municipais rurais, Maria Salete Vasconcelos: “Esse momento foi muito importante para as crianças terem contato com o mundo da leitura. A contação de histórias foi fantástica, com sensibilidade e criatividade. A importância da Feira do Livro é despertar para o desejo pelo livro e pela leitura”.
Uma apresentação da banda Lumus Reductus animou o público à noite, após a cerimônia de abertura.